Biografia de Judy Holliday

244

Ficha

Nome: Judith Tuvim
Nascimento e local: 21/06/1921, New York
Morte e local: 07/06/1965, New York, cancer
Ocupação: atriz
Nacionalidade: americana
Casamento: Dave Oppenheim
Filho: 1

Biografia

Judith Tuvin nasceu em Nova York em  21 de junho de 1921. Descendente de judeus russos, teve seu primeiro emprego como assistente no Teatro Mercury. O teatro era dirigido por ninguém menos que Orson Welles. Sua carreira artística começou por volta de 1938, quando ela começou a se apresentar em um clube com um grupo chamado The Revuers.

O grupo seguiu se apresentando em várias boates de Nova York, mas acabou se separando em 1944. Em 1945 Judy estreou na Broadway. Após alguns papéis não creditados, finalmente teria uma boa oportunidade nas telas em Adam’s Rib (1949), filme estrelado pela dupla Katharine Hepburn e Spencer Tracy. No filme, ela é Doris, uma mulher que atira no marido após suspeitar que ele está tendo um caso.

Após receber elogios à sua performance nos palcos coo a desmiolada Emma de Nascida Ontem, Judy foi selecionada para interpreta-la nas telas. Em um ano em que Bette Davis, Gloria Swanson, Eleanor Parker e Anne Baxter disputavam o Oscar de Melhor atriz, ela ganhou o prêmio. A vitória foi controversa, mas decididamente qualquer uma que o recebesse seria justo.

Nesse período Judy começou a ser investigada pelo comitê do FBI. Havia alegações de que ela fosse comunista. Mas após vários meses, não havia evidências sobre sua participação no partido comunista. Em 1952 chegou a ser chamada para prestar depoimento. A atriz foi aconselhada por seus amigos a “interpretar” uma mulher burra durante o depoimento. Para ela não seria nada difícil, já que fez isso com tanta maestria em alguns de seus filmes. Bem, ela conseguiu escapar bravamente do comitê.

Em 1954 co-estrelou ao lado de Jack Lemmon nas comédias que se tornaram bem populares, “It Should Happen to You” e “Phffft!!”. Judy era uma atriz formidável, que dividiu sua carreira entre apresentações nos palcos e no cinema. Sua última participação foi no filme Bells Are Ringing (1960), uma comédia romântica onde atuou ao lado de Dean Martin.

A atriz foi casada com o compositor David Oppenheim em 1948. O casal teve um filho, Jonathan. O divórcio veio em 1958. Posteriormente, namoraria o músico Gerry Mulligan, mas nunca chegaram a oficializar o romance.

Judy morreu em 7 de junho de 1965 após uma luta contra o câncer de mama. Tinha apenas 43 anos.

 

 

 

Filmes

• Bells Are Ringing – Essa loura vale um milhão (1960)
• Full of Life – Um casal em apuros (1956)
• The Solid Gold Cadillac – O Cadilac de Ouro (1956)
• Phffft – Abaixo o Divórcio (1954)
• It Should Happen to You – Demônio de Mulher (1954)
• The Marrying Kind – Da mesma carne (1952)
• Born Yesterday – Nascida ontem (1950)
• Adam’s Rib – A costela de Adão (1949)
• Winged Victory – Encontro no céu (1944)

Comente Aqui!