A História por Trás de Alguns Logotipos de Companhias de Cinema

2229

Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)O logo “Leo The Lion”, foi criado em 1924 por Howard Dietz, ebaseada na logo da equipe esportiva da Universidade de Columbia, o Lions. Quando a Goldwyn Pictures se uniu a Metro, o logotipo foi mantido.

·Desde então,cinco leões já foram usados: Slats (de 1916 a 1928), durante o período do cinema silencioso. Jackie (1928 a 1956), o primeiro leão cujo rugido foi ouvido pelo público, embora os filmes ainda fossem silenciosos (O som saía através de um fonógrafo quando o leão aparecia na tela. Ele também foi o primeiro leão a aparecer em technicolor em 1932). Tanner (1934-1956),provavelmente o mais famoso, e que apareceu na maioria dos filmes em technicolor.George (1956 – 1957), foi o menos conhecido, e foram utilizadas duas versões diferentes do logotipo, uma com o rugido do leão para a direita da tela e, em seguida, rugindo para a câmera; a outra com o leão rugindo duas vezes para a direita da tela. Finalmente, Leo, que é utilizado desde 1957. Sua juba é menor do que a de seus antecessores. Por volta da década de 80, o seu rugido foi substituído por um som digitalizado.

·O lema da empresa “Ars Gratia Artis” significa “arte pela arte”.

 

20th Century Fox: o logotipo Searchlight

O logotipo original da Twentieth Century Pictures foi criado em 1933 pelo famoso paisagista Emil Kosa, Jr. Depois da fusão, Kosa simplesmente subtituiu o “Pictures, Inc.” por “Fox” para fazer o logotipo atual.

·Em 1935, Twentieth Century Pictures e Fox Film Company (na época, principalmente uma cadeia de teatros) se fundiram para criar a Twentieth Century-Fox Film Corporation.

·O logotipo Kosa também era famoso por sua pintura fosca da Estátua da Liberdade ruína no final do Planeta dos Macacos (1968), dentre outros.

 

Paramount: The Mountain Majestic

·A Paramount Pictures Corporation foi fundada em 1912 por Adolph Zukor, e os irmãos Frohman, Daniel e Charles.

·O logotipo”Majestic Mountain” foi desenhadopor WW Hodkinson durante uma reunião com Zukor, com base na Montanha Lomond Ben.

·Esse é o mais antigo logotipo em uso de Hollywood.

·O original tinha24 estrelas, que simbolizavam os 24 astros contratados pela Paramount. Hoje são 22 estrelas, mas ninguém sabe o motivo de ter diminuído.

·A pintura fosca original também foi substituída por uma montanha gerada por computador e as estrelas.

 

Warner Bros: The Shield WB

·Warner Brosfoi fundada por quatro irmãos judeus que emigraram da Polônia: Harry, Albert, Sam e Jack Warner.

·No início, a Warner Bros teve dificuldade em atrair talentos de topo. Em 1925, a pedido de Sam, a Warner Bros fez os primeiros longas falados. Embora desacreditados no início, foi isso que impulsionou e deu o diferencial à empresa, que se tornou famosa.

·O logo da Warner Bros, o escudo WB, teve muitas revisões, mas a história da logo não se sabe. Mas mesmo com essas alterações, o escudo permaneceu, após uma ausência no inicio da década de 30 com posterior retorno em 1935.

 

Columbia Pictures: The Torch Lady

·A Columbia Pictures foi fundada em 1919 pelo irmãos Harry e Jack Cohn e Joe Brandt como Cohn-Vendas Brandt-Cohn Film. Muitas das primeiras produções do estúdio eram de baixo orçamento, o que lhe valeu o apelido de “carne enlatada com repolho”.Em 1924, os irmãosrenomearam seu estúdio para Columbia Pictures Corporation num esforço para melhorar sua imagem.

·O logotipo do estúdio Columbia é a personificação feminina da América. Foi projetado em 1924 e a identidade do “Torch Lady” modelo nunca foi conclusivamente determinada (embora mais de uma dúzia de mulheres tinha reclamado de ser “ela”.)

·Em sua autobiografia de 1962, Bette Davis afirmou que Claudia Dell era o modelo. Em 1987 a revista People informou se tratar de Amelia Batchler. Em 2001, o Chicago Sun-Times nomeou uma mulher local, que trabalhou como figurante na Columbia chamada Jane Bartholomew como a modelo.

·O logotipo atual foi concebido em 1993 por Michael J. Deas , que foi contratado pela Sony Pictures Entertainment para retornar a senhora ao seu look “clássico”.

Comente Aqui!