Morre Shashi Kapoor, uma das maiores estrelas do cinema clássico indiano

753

É impossível passar batido a passagem de Shashi Kapoor, o mais novo dos irmãos Kapoor e último dos sobreviventes desta tradicional família de cineastas e atores indianos. Ele nasceu em 18 de Março de 1936 e teve sua estréia em Awaara (1951) interpretando o papel do personagem principal criança. O filme conta a história de um garoto que é preso por roubar pães, e se torna um bandido ao crescer. Para quem quiser conferir coloco abaixo uma de suas cenas neste filme que pode ser facilmente encontrado com legendas (coloquei aqui neste link o filme completo). Confira uma das cenas:

O ator, conhecido por ter uma personalidade alegre e extrovertida,  sendo bastante querido pelos parentes e amigos. Ele sofria há algum tempo com problemas nos rins. Fazia diálise. O ator foi o último dos irmãos Kapoor, que fizeram sucesso na década de 50 e 60. O mais velho, Raj Kapoor foi quem o introduziu ao cinema.

Raj faleceu em 1988 e Shammi Kapoor (conhecido como o Elvis indiano) em 2011. Com isso fecha-se um ciclo. Ficam os netos desta família já tradicional do cinema indiano e iniciada com o pai desses, o ator Prithviraj Kapoor. Abaixo uma foto de todos os irmãos e pai juntos:

Shashi, Raj, o pai deles (Prithviraj ) e Shammi

Shashi  também se tornou produtor e atuou em mais de 150 filmes ao longo de sua vida, também se dedicando ao teatro. O ator foi casado com Jennifer Kendal, atriz com a qual chegou a atuar em diversos filmes e também no teatro. Isso fez com que quebrasse uma tradição familiar casando-se com quem escolheu. O casamento possibilitou uma série de filmes também estrangeiros e o casal teve três filhos (que também se tornaram atores ou produtores).  Após a morte da esposa, de câncer em 1984) ele jamais voltou a se casar.

Com sua esposa Jennifer Kendal

Ultimamente o ator de 79 anos andava muito debilitado e foi internado. Seu sobrinho, Randhir Kapoor (filho de Raj) foi quem confirmou com muito pesar sua partida.

Contudo permanece a tradição dos Kapoors, pois vários dos filhos deles continuam atuando no cinema indiano sendo uma das famílias mais respeitadas do cinema local.

Comente Aqui!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorUm Anjo Caiu do Céu (1947)
Próximo artigoA Última Gargalhada (1924)
Formada em Letras, Design e Especialista em Estudos cinematográficos. É sobretudo uma curiosa sobre a sétima arte. Fundadora do site Cinemaclássico, estuda cinema desde 2002. Ama Charles Chaplin, Raj Kapoor e navega constantemente em filmes de todo o mundo.