O que é o tal do “saber envelhecer”?

1062

Volta em meia eu coloco algumas fotos de astros antigos antes e depois. É incrível o retorno negativo que matérias como estas tem. Alguns comentam que determinada atriz não soube envelhecer, que fotos assim não deveriam ser divulgadas, que isso as ofende. Ofende a quem? Há alguns exemplos de comentários que me chamam a atenção quando coloco alguma foto de atriz (ator não tem esse problema):

O primeiro é “aceitar as rugas que o tempo lhe deu” e ser atacada pela mídia porque envelheceu. Isso acontece principalmente se você foi uma estrela linda na juventude e quando foi mudando aceitou algo inevitável. O exemplo maior disso tudo todos sabemos quem é: Brigitte Bardot.

A jovem Brigitte

A bela Brigitte, aquela que elevou o grau de sensualidade ao extremo, e que cultuou tantos e tanto fãs ao londo dos anos. A atriz aposentou-se nos anos 70 e continuou nos holofotes, que foram vendo-a pouco a pouco envelhecendo. Volta e meia ela volta às notícias por alguma bobagem que fala, mas isso não vem ao caso agora. Olho essa foto abaixo e vejo a mesma Brigitte, os cabelos com uma rosa, uma maquiagem não muito forte, um batom. Uma bela senhora.

Uma Brigitte “que não soube envelhecer??)

Abaixo Elizabeth Taylor, que foi um dos seres humanos mais lindos que já vi. Também vítima da inevitável velhice. Ela tentou adiar ao máximo mas não conseguiu fugir. Colocarei esta foto dela abaixo na página para vermos o que dizem.

Elizabeth Taylor sem um traço de sua juventude

O segundo caso é das atrizes que se submetem a uma série de procedimentos estéticos e cirúrgicos, muitos dos quais absurdos, tentando manter uma juventude há muito tempo ida. Se em nós, meros mortais, há essa cobrança, imagine em alguém famoso e acostumado a ser paparicado pela beleza? Um exemplo típico desse caso é a Kim Novak.

Kim em Vertigo

Depois de anos fora de foco, Kim precisou aparecer em público e foi assim que surgiu:

Sua aparição fez com que comentário jocosos a julgassem como alguém que “não soube envelhecer”. Isso me deixa um pouco confusa agora. O que é não saber envelhecer? Vocês não acham que chegou a hora de aceitar a chegada da velhice e que cada um escolhe a maneira que irá lidar com ela?

Não acham que essa cobrança adoece as mulheres e as deixa mais suscetíveis à depressão por aquela imagem não mais existir?  Kim Novak usou de procedimentos que não a deixaram igual àquela que vimos em Vertigo, e Hedy Lammar, vista abaixo foi vítima de cirurgias mal feitas.

Hedy Lammar após vários procedimentos cirúrgicos

Bette Davis, Barbara Stanwick, Lillian Gish e tantas outras envelheceram na frente das câmeras e pareciam casos raros de quem pouco se importava com o que achavam delas. Mas são casos raros que não se afetam. Talvez por não terem sido consideradas apenas por suas “belezas”, vê-las envelhecidas tenha chocado um pouco menos. Ver que os ícones  são iguais a nós nos joga na cara a realidade. A vida passa, e cabe a nós nossas escolhas que iniciam na juventude.

Agora volto a perguntar: o que é saber envelhecer, quando este é um destino para quem chega à velhice? Para mim é cultivar a saúde desde cedo, é alimentar-se bem, é ter uma vida saudável, e com direito a algumas bobagens também né, porque viver dentro da linha o tempo todo não faz ninguém feliz. No mais, aceitem, olhem, vejam, respeitem. E como dizem: só existe uma maneira de não envelhecer, morrer.

 

Comente Aqui!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGaleria de Fotos de Hedy Lamarr
Próximo artigoHá 10 anos perdíamos a atriz Suzanne Pleshette
Formada em Letras, Design e Especialista em Estudos cinematográficos. É sobretudo uma curiosa sobre a sétima arte. Fundadora do site Cinemaclássico, estuda cinema desde 2002. Ama Charles Chaplin, Raj Kapoor e navega constantemente em filmes de todo o mundo.