Tributo a Gloria Stuart: Curiosidades

2169

Gloria Stuart ganhou reconhecimento por sua performance como Rose em Titanic (1997), mas sua carreira durou 72 anos, desde sua estréia em Street of Women (1932). Confira algumas curiosidades acerca de sua vida e carreira:

– Gloria Nasceu em Santa Monica, na Califórnia em 4 de julho de 1910 em uma mesa de cozinha!

– A atriz teve algumas perdas precoces em sua família. Seu irmão mais novo morreu aos três anos de meningite e seu pai faleceu quando ela tinha apenas nove anos.

– Antes de iniciar seus trabalhos no cinema ela chegou a atuar também no teatro. E foi após vê-la atuando que os diretores da Universal se interessaram por ela.

– Sua carreira cinematográfica teve início em 1932, com “Street of Women”.

– Ela foi uma das fundadoras do Screen Actors Guild, o sindicato americano dos atores.

– A atriz apareceu em três filmes do diretor John Carradine: O Homem Invisível (1933), O Prisioneiro da Ilha dos Tubarões (1936) e Três Mosqueteiros por Engano (1939).

– Ela ajudou a formar a liga Anti-nazista em Hollywood em 1936.

– Frase: “Quando me formei em Santa Monica, por volta de 1927, fui eleita a garota mais promissora a ter sucesso. Só não sabia que levaria tanto tempo!”

– Desempenhou vários papéis principais em filmes do diretor James Whale, incluindo A Casa Sinistra (1932), O Homem Invisível (1933) e O Beijo Diante do Espelho (1933).

– Gloria aposentou-se das telas na década de 40 para se dedicar à pintura e uma loja de móveis. Muitas de suas obras foram expostas em galerias de arte na Europa e América. Sua loja de móveis ficou famosa e muitos artistas a procuraram, dentre eles Judy Garland.

– Algumas de suas obras em bonsai estão em exposição permanente na biblioteca Huntington Japanese Garden.

– Depois de um hiato na carreira artística, retornou em 1975 com o telefilme The Legend of Lizzie Borden.


– A atriz casou-se duas vezes. A primeira com o escultor Blair Gordon Newell (1930 – 1934) e a segunda com Arthur Sheekman, com quem esteve casada entre 1934 até a morte dele em 1978. Teve apenas uma filha, Sylvia Thompson.

– Chegou a frequentar a Universidade da Califórnia, mas acabou desistindo do curso de Filosofia.

– Em 1997 foi convidada por James Cameron para uma participação em Titanic (1997). Sua atuação lhe rendeu uma Indicação ao Oscar. Nem preciso dizer o quão decepcionada fiquei por ela não ter ganho esse ano. Ela foi a atriz mais velha a ser indicada ao Oscar aos 87 anos.- Foi escolhida pela revista People como uma das pessoas mais bonitas do mundo em 1998.

– Era a única pessoa do elenco de Titanic (1997) que estava viva no momento do desastre real, vivendo até os 100 anos, idade de sua personagem no filme.

– Tinha 86 anos no momento das filmagens e seu rosto foi envelhecido por uma maquiagem. Stuart contou que não foi uma experiência muito agradável.

– Sua filha Sylvia se tornou uma escritora de comidas gourmet.


– Além de sua filha, Stuart deixou quatro netos e 12 bisnetos.

– Era uma fumante inveterada e abandonou o vício muito tarde. Em decorrência disso foi diagnosticada com câncer no pulmão aos 94 anos. Até o momento, porém, ela gozava de uma saúde invejável.

– É creditada em 79 produções, segundo o IMDB.

– Stuart era um membro do partido democrata. Ela também era uma ávida ambientalista.

– Faleceu em 26 de setembro de 2010 em sua casa em Los Angeles. A atriz centenária sofria de câncer há pelo menos cinco anos.

– Recebeu uma estrela na Calçada da Fama em 27 de setembro de 2000.

– A atriz foi cremada e suas cinzas jogadas em Santa Monica. Alguns amigos e elenco de Titanic estavam presentes no momento.

Comente Aqui!