Catherine Deneuve, a musa de Yves Saint Laurent

206

A carreira de Catherine Deneuve se estende por mais de cinquenta anos e mais de uma centena de filmes, tendo uma atuação discreta e preferência por cineastas autorais. Enquanto sua carreira de atriz lhe dá o status de estrela, é sua associação com a alta costura que faz dela um ícone da moda francesa. Sua imagem feminina emana sofisticação e elegância requintada, que tem sido reforçada por várias campanhas publicitárias da Chanel e do Yves Saint Laurent.

Catherine Deneuve teve uma longa parceria com o estilista Yves Saint Laurent. A parceria entre os dois começou quando ele a vestiu para o filme Belle de Jour (1966), de Luis Buñuel. Yves a vestiu elegantemente para que sua personagem pudesse escapar nas tardes entediadas. A relação da atriz com o estilista deu lugar a uma parceria e admiração mútuas e durou por mais de 30 anos, ultrapassando a barreira das telas para a vida real.

Yves a vestiu em vários filmes, como La Sirène du Mississipi (François Truffaut, 1969), La Chamade (Alain Cavalier, 1968), Liza (Marco Ferreri, 1972) e The Hunger (Tony Scott , 1983).

Yves é considerado um gênio da moda, sendo contratado inicialmente por Christian Dior após vencer um concurso de moda aos 18 anos. Acabou se tornando um dos mais revolucionários da moda. Costuma-se dizer que se Chanel libertou as mulheres, Saint Laurent deu-lhes poder, fornecendo-lhes roupas inspiradas no guarda-roupa masculino, trazendo o conforto e a confiança e tirando-as do papel de mero objeto de admiração. Confira alguns modelos criados:
Fonte: Fonte: http://www.greychic.com/yves-saint-laurent-and-catherine-deneuve-designer-and-muse.html

Comente Aqui!