Orry-Kelly, o Estilista Australiano que vestiu Hollywood

67

Orry-Kelly nasceu em Sidney, Austrália em 1922. Aos 24 anos partiu para Nova York. Lá dividiu um apartamento com Cary Grant, antes deste se tornar famoso. Desejava ser ator, mas após uma experiência desastrosa na Broadway decidiu se dedicar a aquilo em que ele tinha mais talento. Foi contratado pelos estúdios FOX East Coast, desenhando figurinos e cenários para a Broadway.

Em 1934 ele foi contratado pela Warnes Bros, onde passou a ser o estilista-chefe, permanecendo no estúdio até 1944. Mais tarde vestiu também as atrizes da Universal, RKO, 20th Century Fox e MGM estúdios. O estilista recebeu três prêmios da Academia por seu trabalho por An American in Paris,  Les Girls, e Some Like It Hot. Também foi indicado por Gypsy.

Dentre os figurinos de maior destaque estão os feitos por ele para 2nd Street, The Maltese Falcon, Casablanca, Arsenic and Old Lace, Harvey, Oklahoma!, Auntie Mame, e Some Like It Hot. Dente as atrizes que vestiram modelos seus estão Bette Davis,Kay Francis, Olivia de Havilland, Katharine Hepburn, Dolores del Río, Ava Gardner, Ann Sheridan, Barbara Stanwyck, e Merle Oberon. Ele se tornou o estilista favorito de Kay Francis.

Também são dele os modelos criados para Jack Lemmon e Tony Curtis em Some Like It Hot.

O estilista também escrevia uma coluna no News Service International, de Randoph Hearst no período da Segunda Guerra Mundial. Antes de morrer, em 1964, escreveu um livro de memórias chamado Women I’ve Undressed em que detalha um suposto relacionamento com Cary Grant. Mas o manuscrito não foi impresso e apenas um capítulo sobrevive.
Alcoólatra, morreu de câncer de fígado em fevereiro de 1964, com apenas 66 anos. Como não tinha parentes vivos, seus pertences e Oscares foram guardados por amigos. Confira os figurinos de destaque:

Comente Aqui!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorA Visita (1964)
Próximo artigoJean Arthur, a Rainha das Comédias
Especialista em Cinema Clássico e Crítica Literária, é sobretudo uma curiosa. Fundadora do site Cinemaclássico, estuda o cinema desde 2002. Ama Charles Chaplin, Raj Kapoor e navega constantemente em filmes de todo o mundo.