Balas Que Não Erram (1959)

78

Jack Arnold se tornou mais conhecido por seus filmes de ficção científica. Primando por um ritmo ágil e atmosferas sinistras, são deles obras como O Monstro da Lagoa Negra (1954), O Incrível Homem que Encolheu (1957) e Veio do Espaço (1953). Arnold também assina A Ilha dos Birutas, série que ficou no ar entre 1964 e 1967 e também dirigiu episódios das séries de faroeste Rawhide (1959) e Caravana (1957). É possível encontrar no IMDB a listagem de todos os filmes desse gênero em que ele também se especializou.

 

Um dos seus melhores westerns é sem dúvida No Name on the Bullet (Balas que Não Erram), lançado em 1959 e que traz Audie Murphy no papel principal. Vale salientar que apesar de ter vivido o bandido Billy The Kid em Duelo Sangrento (1950), não era muito comum o ator interpretar vilões. Aqui ele é John Grant, um assassino famoso que chega em uma pequena cidade, assustando a todos os moradores. Grant não é daqueles homens assustadores, seu caráter psicológico, rondando as suas vítimas antes de mata-las é o que desespera a todos, que começam a ficar visivelmente preocupados por não saberem ao certo quem ele procura.

 
A história também traz um caráter filosófico, diferenciando-se um pouco do que já estamos acostumados em ver em faroestes. O resultado final é positivo. O filme, apesar de ter um orçamento diminuto, típico da maioria dos westerns estrelados por Murphy, tem nos diálogos seu maior trunfo. Destaque para as conversas entre o pistoleiro e Luke Canfield (Charles Drake), o médico da cidade. Ele está preocupado com os efeitos inconvenientes que essa visita causa nos moradores locais, e tenta entender Grant, com fortes diálogos sobre vida e existências. Vale salientar que o caráter até pacífico do assassino amplia o medo que todos passam a sentir dele, embora seus maneirismos e modos quase sedutores denotem uma pessoa manipuladora e ágil.
Balas que Não Erram está sendo lançado em DVD pela Classicline em versões dublada e legendada e pode ser encontrado em qualquer loja do ramo. Você também pode compra-lo online. Basta clicar na imagem abaixo para ser direcionado:

Comente Aqui!