Café Metrópole (1937)

167

Monsieur Victor (Adolphe Menjou) é o orgulhoso dono do luxuoso restaurante Café Metrópole. Ele recebe com muito garbo convidados ilustres, fazendo-os se sentir sempre bem. Porém, Victor tem um probleminha: é viciado em jogos. E a acaba fazendo um empréstimo de 900 mil francos e afunda mais ainda ao perder tudo.

Numa bela noite ele conhece a figura do jovem Alexander Brown (Tyrone Power), e pela gorda gorjeta que o rapaz deixa, Victor pensa se tratar de um milionário americano. Alexander acaba se comprometendo com Victor durante um jogo, mas depois de assinar um cheque, assume que não tem um centavo.

Arruinado, Victor pensa em uma maneira de conseguir o dinheiro para saldar sua dívida. E para isso usará Alexander, fazendo-o se passar por um nobre russo, o príncipe Alexis Paneiev, e se aproximar da herdeira americana Laura Ridgeway (Loretta Young). Victor quer que a jovem se apaixone perdidamente por Alexis e lhe dê todo o dinheiro que precisa para saldar suas dívidas. Claro que tudo vai dar errado. A primeira coisa é que Laura e Alexander acabarão se apaixonando de verdade.

Não vá esperando grandes coisas. O filme é uma comédia descompromissada, com um roteiro previsível mas que serviu de um bom veículo para Loretta Young e Tyrone Power. Esse foi o terceiro dos cinco filmes que fariam juntos, quase todas em 1937. Só neste ano, além de Café Metrópole, foram lançados também Quem Ama Castiga (Love Is News) e Segunda Lua de Mel (Second Honeymoon). Prova que o estúdio estava acreditando na dupla.

Eles formam uma boa química, e são amparados por um sempre agradável porém formal Adolphe Menjou. O ator reproduz o velho personagem francês e elegante que habitualmente repetia em filmes desde a época do cinema mudo (ele chegou a atuar em A Woman of Paris de Charles Chaplin), mas isso não é desagradável. Ele parecia bem nesse tipo de papel.

Os atores Helen Westley e Charles Winninger interpretam os pais de Laura, e é interessante notar como o roteiro descreve a jovem personagem. Ela escolhe ter Alexis ao seu lado. É deliciosa a cena em que ela o pede em casamento, soa estranho, mas dá uma visão exata sobre a personagem Laura: jovem, rebelde, mimada e livre.

* Café Metrópole foi lançado em dvd pela Classicline e pode ser adquirido diretamente na loja online. Clique na imagem para ser redirecionado:

Comente Aqui!