Cidadão X (Citizen X, 1995)

229

Estrelado por Stephen Rea, Donald Sutherland e Jeffrey Demunn, “Cidadão X” é um excelente suspense baseado no livro de Robert Cullen “The Killer Department” que narra a história real da busca ao serial killer Andrei Chikatilo. Produzido pela HBO, “Cidadão X” até então, só havia sido lançado no Brasil em VHS pela Top Tape e com exceção das poucas exibições nas madrugadas da Globo era uma daquelas pérolas que pareciam fadadas ao esquecimento.

22 anos depois de sua realização, “Cidadão X” finalmente recebe um lançamento em DVD no país pela Obras-Primas do Cinema, numa edição com qualidade de imagem impecável, embora o DVD não traga nenhum extra padrão como making off e entrevistas do elenco, somos brindados com um ótimo documentário sobre Andrei Chikatilo com quase uma hora de duração e perfeitamente legendado em português.

Voltando ao filme em si, Stephen Rea interpreta Viktor Burakov, um incansável investigador que em sua caçada ao assassino tem de enfrentar vários obstáculos, dentre eles toda a burocracia do alto comando da polícia soviética que não aceita de forma alguma a existência de um serial killer, alegando ser algo impossível de ocorrer em seu país. Mesmo assim, Bukarov encontra no Coronel Mikhail Fetisov um poderoso aliado que acredita nos fatos apresentados e assim como Bukarov, quer capturar o psicopata a qualquer custo.

“Cidadão X”é uma co-produção entre EUA e Hungria, foi inteiramente filmada em Budapeste e possui um ritmo um pouco lento que alguns podem estranhar. Em suas pouco menos de duas horas podemos ver um bom resumo da investigação que durou oito anos até que a onda de crimes chegou ao fim com a captura do assassino. Não espere reviravoltas mirabolantes, desde os primeiros minutos já sabemos quem é o assassino, mas nem por isso a tensão é menor, pelo contrário, cada novo passo que Chikatilo dá em busca de uma nova vítima é motivo suficiente para ficarmos apreensivos e torcer para que seja enfim capturado e pague pelos seus crimes hediondos.

Não se trata de um filme violento, muito menos é um daqueles típicos filmes policias com ação, “Cidadão X” se aproxima muito mais das produções europeias do gênero, algo mais ainda em evidência pela fotografia repleta de cores frias de Robert Fraisse e pelas locações na Hungria, além da excelente e melancólica trilha sonora composta por Randy Edelman. Extremamente recomendado.

****

Cidadão X pode ser adquirido em qualquer loja do ramo ou através do site da Colecione Clássicos. Clique na imagem abaixo para ser redirecionado:

Comente Aqui!