Dentro da Noite (They drive by night, 1940)

197
* A matéria tem spoilers

Paul (Humphrey Bogart) e Joe Fabrini (George Raft) são irmãos. Juntos viajam o país como caminhoneiros. E quase nunca tem sorte. Algo sempre acontece para que as coisas desandem em suas vidas. Tampouco os ideais são os mesmos. Enquano Joe quer juntar uma boa grana para trabalhar por conta própria, Paul não tem grandes ambições. Quem não gosta dessa história dos dois irmãos viajarem é Pearl (Gale Page), esposa, de Paul, que gostaria de estar com ele mais tempo.

Ida Lupino e George Raft em They Drive by Night (1940)
Há um pequeno problema nessa história. Joe conhece e se apaixona por Cassie (Ann Sheridan), fazendo planos de casamento. Mas a esposa de seu chefe, Lana (Ida Lupino) desenvolve por ele uma paixão doentia, capaz de qualquer coisa para estar ao seu lado.
Classifico esse filme em duas partes bastante distintas: antes, com os dois irmãos rodando a estrada e tendo prejuízo atrás de prejuízo e depois de acontecer um acidente  e um assassinato. São como dois filmes que se unem em um. Renegue o nome de Humphrey Bogart como o principal. É George Raft, que tem seu nome muitas vezes tão ligadas ao noir, que brilha.
Ann Sheridan, Ida Lupino e George Raft 
Ele dá o tom exato para um homem que é constantemente assediado de maneira doentia. E mesmo sem incentivar, não consegue dar um basta na situação. Uma salva de palmas também para Ida Lupino, que encarna a mulher que ama doentiamente um homem que não a quer. Talvez ela seja daquelas pessoas que não sabem aceitar um não, e acham que insistir é a melhor maneira de conseguir o que se quer. Considero Ida Lupino uma das melhores atrizes do período, e inteligentíssima, sendo também uma ótima diretora. Sua personagem Lana guarda a sedução do primeiro momento,  o rancor de se sentir “trocada” por outra mulher e finalmente a loucura.
Raoul Walsh, que dirigiu a película, foi ator antes de assumir a direção e Dentro da Noite foi mais um de tantos trabalhos que ele executou (o IMDB conta 138). Particularmente gosto dele por experimentar os mais diversos tipos de gêneros como comédias, dramas e suspenses.
Dentro da Noite é um filme mediano, mas que vale a pena ser visto.
* O filme foi lançado pela Classicline e está à venda nas lojas do ramo e na online na própria distribuidora:

Comente Aqui!