E as Chuvas Chegaram (1939)

207

Tom Ransome (George Brent), um rico aristocrata, vive na Índia há algum tempo, desde que lá chegou para pintar um retrato do marajá. A rotina de Tom é alterada quando chega à cidade Lady Edwina Esketh (Myrna Loy), uma ex-amante que encontra-se em um casamento de aparências. Ela e o marido estão em negociação com o marajá e sua esposa. Após conversarem sobre suas vidas, Edwina e Tom logo percebem que não retomarão o romance.

A mulher conhece o médico Rama Safti (Tyrone Power), e fica fascinada por ele. Apesar de todos pensarem que se trata de apenas mais um romance, Edwina logo demonstrará que realmente o ama. Enquanto isso, Tom inicia um flerte com Fern (Brenda Joyce), bem mais jovem do que ele, mas que mesmo assim lhe chama a atenção. O romance entre o casal formado pelo homem mais velho e mulher mais jovem parece fadado ao fracasso, mas Tom parece feliz por ser exaltado constantemente por Fern.

A rotina dos moradores de Ranchipur é alterada com a chegada de chuvas violentas, que causarão uma grande enchente e mudanças na vida de todos. Edwina passa a cuidar dos doentes, inicialmente para estar ao lado do médico, mas aos poucos começa a se tornar uma outra pessoa. Seu romance com Rama Safti, no entanto, não agradará à esposa do Marajá.

O filme é uma adaptação do livro The Rains Came, de Louis Bromfield, e enfatizou as histórias dos três personagens principais de maneira igualitária. Esta versão tem cortes e buracos enormes no roteiro (ALERTA SPOILER: o marido de Edwina morre e, mesmo sendo um casamento de aparências fica estranho ela não sentir sua falta em um só momento. FINAL SPOILER).

Não li o livro para saber se a versão é fidedigna na maneira como trata as crenças indianas, mas fica claro que o roteiro trata as religiões, pessoas e hábitos locais como algo ultrapassado. Os americanos são “evoluídos”, inclusive em suas crenças, e os moradores locais parecem adorá-los como deuses. A exceção são os personagens do marajá e sua esposa, que, por serem ricos, parecem fugir à regra. Outra exceção é o personagem do médico, que por ter sido criado pelo marajá, também escapou à tradição, se tornando um quase americano.

Da boca de Rama Safti o saem algumas frases que refletem a maneira americana de pensar sobre a Índia, quando em determinado momento ele fala que não é daqueles que acreditam em superstições como seu povo, e também não é de se entregar a fortes emoções como os indianos. Tudo isso seria imensamente normal se não fosse colocado de maneira preconceituosa.

E as Chuvas Chegaram acabou sendo ofuscado por ter sido lançado em 1939, ano de filmes como E o Vento Levou e O Mágico de Oz, e é esplêndido que tenha ganho o Oscar de melhores efeitos especiais. Os efeitos especiais que cobriam o terremoto e chuvas foram feitos por foram feitos por Fred Sersen. E de fato são bons efeitos, considerando o ano em que foram feitos. Competiram também nas categorias de Fotografia, Direção de Arte, Som, Edição e Trilha sonora. Todos prêmios técnicos.

Mas mesmo assim  filme foi um excelente veículo para Tyrone Power, que naquele momento, mesmo não sendo um grande ator, tinha carisma e presença, se tornando um dos mais queridos do grande público. Myrna Loy era outra atriz que encantava o público que a acompanhava, sobretudo, por sua dupla formada com William Powell. Aqui, percebemos que ela sabia compor também personagens dramáticos.

Como curiosidade: Há uma versão lançada em 1955 e que traz Lana Turner no papel principal. Esta dá mais ênfase na personagem de Edwina, deixando de lado os personagens que se tornam secundários. Este filme dirigido por Jean Negulesco muda também o final da personagem, que na versão de 1939 segue o final do livro.

SPOILER: Na versão de 1939 mantinham-se as regras de separação racial e também punia-se uma mulher por seu comportamento errático. O que Edwina fazia em nada diferia o comportamento de seu ex-amante, mas mesmo assim ela tem um final considerado para uma mulher que, entediada, colecionava amantes. Mesmo se regenerando, a morte parecia mais justa. Para Tom, um final de esperança e novos dias. Mesmo casando-se com uma adolescente. FIM DE SPOILER.

* E as Chuvas Chegaram foi lançado em dvd pela Classicline. Ele pode ser adquirido clicando na imagem:

Comente Aqui!