A Face Oculta (1961)

223

Após terminar as filmagens de “Os Deuses Vencidos”, Marlon Brando estava animado para um novo projeto: A Face Oculta (One-Eyed Jacks). Um dos motivos era que ele finalmente iria iniciar sua incursão atrás das telas, assumindo a direção de seu primeiro filme. Mas ele não estava sozinho na empreitada. Contou com a ajuda de Charles Lang, um dos mais conhecidos diretores de fotografia de Hollywood. Foi Lang quem lhe indicou as melhores tomadas e ângulos.  Em sua biografia, o ator conta que apesar de sua empolgação, não tinha a mínima ideia de como se faziam filmes, e não se sentia totalmente a vontade:

“Algumas cenas eu filme muitas vezes de ângulos diferentes, com outro diálogo e outra ação, porque não sabia o que fazer; eu improvisava na hora, sem ter certeza do curso que a história tomaria. (…) Não quero fazer aquilo de novo, pois diretor tem de se levantar muito cedo todos os dias, mas foi divertido tentar criar a realidade, tornar uma história interessante e trabalhar com atores. “.

 Rio (Brando) e Dad Longworth (Karl Malden) são amigos de longa data. Ladrões de bancos, acabam acuados em uma de suas fugas. Dizendo partir em busca de ajuda, Dad abandona Rio. Pouco tempo depois o rapaz é preso e condenado a cinco anos de cadeia. Após ser solto, Rio vai em busca do antigo companheiro. Encontra Dad estabelecido em uma cidade. Ele agora é um xerife respeitado, e vive ao lado de sua esposa Maria Longworth (Katy Jurado) e sua filha Louisa (Pina Pellice). Fingindo ainda ser amigo de Dad, Rio irá se aproximar da bela e frágil Louisa.


Os momentos de Rio e Louisa trazem um apelo romântico para o western demasiado longo. Mas apesar da inexperiência, Brando mostrou-se engajado. A história é claramente inspirada na de Billy The Kid, um dos mais conhecidos foras-da-lei do velho oeste americano, e que morrera precocemente aos 21 anos. Se Billy tinha uma relação de amor e ódio com Pat Garrett, também Rio sofreria durante toda a sua vida, por acreditar ter sido traído por seu amigo Dad Lonworth. O desejo de vingança permeia os quatro personagens dessas tramas.

 
 Pode parecer chocante, tendo em vista o grande ator que era, mas Brando chegou a declarar várias vezes que atuava por profissão. Na verdade ele gostava do dinheiro que recebia, e que podia investir nas coisas que realmente amava, como sua ilha. A inexperiência fez com que as filmagens durassem um ano. Por vezes apenas uma cena era filmada por dia. No fim, o diretor tinha mais de seis horas de cenas para os cortes. Com tudo isso, temos um filme de qualidade e que consta em várias listas de melhores westerns de todos os tempos. Nada mal para um iniciante.
** O filme foi lançado pela Classicline e encontra-se a venda nas principais lojas do ramo. Você pode comprar também online clicando na imagem abaixo:

Comente Aqui!