Fervura Máxima (1992)

201

Com o lançamento de “O Alvo”, estrelado por Jean-Claude Van Damme em 1993, o cineasta John Woo passou a ser conhecido mundialmente e isso fez com que o público fosse atrás de seus trabalhos anteriores que motivaram os produtores a chama-lo aos EUA para dirigir uma série de filmes de ação começando com o já citado filme do astro Van Damme.

No Brasil, a partir do início de 1994, várias distribuidoras de vídeo começaram a lançar parte da filmografia de Woo em VHS, obras-primas como “Alvo Duplo 1 e 2”, “No Coração do Perigo”, “The Killer- O Matador”, “Bala na Cabeça” e claro, o filme que iremos falar aqui, “Fervura Máxima”.

Estrelado por Chow Yun-Fat, no papel do policial Tequila Yuen, “Fervura Máxima” é um dos melhores filmes de ação não apenas da década de 90, como também é um dos melhores de todos os tempos. Violento, frenético e eletrizante, mas sem deixar de desenvolver os personagens magistralmente, uma das marcas registradas do cineasta é não se preocupar apenas com os tiroteios, (que verdade seja dita são extremamente bem coreografados) mas principalmente em apresentar protagonistas e antagonistas memoráveis.

Além de Chow, temos no elenco Tony Leung Chiu-Wai (creditado apenas como Tony Leung) no papel do misterioso Alan, um assassino profissional que está a serviço do crime organizado. Durante a investigação de um homicídio, os caminhos de Alan e Tequila se cruzam e esses dois homens em lados opostos descobrem que não são tão diferentes quanto imaginam.

Anthony Wong (excelente como sempre) interpreta Johnny Wong, o chefe da quadrilha que está na mira da polícia. Johnny é um personagem cruel e vingativo, disposto a tudo para conseguir alcançar o que deseja, nem que para isso tenha que declarar uma guerra impiedosa contra todos que cruzarem em seu caminho.

 “Fervura Máxima” traz em suas pouco mais de duas horas uma coleção de cenas icônicas do universo dos filmes de ação desde os minutos iniciais já mostrando a que veio. Tiroteios magistralmente executados com o uso de câmera lenta dignos do mestre Sam Peckinpah, uma das maiores influências na carreira de John Woo. Numa das cenas mais famosas temos Chow Yun-Fat dentro de um berçário no hospital da cidade enfrentando inúmeros criminosos num tiroteio alucinante segurando um bebê. Cena esta que inspirou diretamente na criação do roteiro do filme “Mandando Bala” de 2007, estrelado por Clive Owen.

Sem dúvida alguma, “Fervura Máxima” é um filmaço de ação, extremamente recomendado para todos os apreciadores do gênero. Se você nunca assistiu, não perca mais tempo, corra agora e veja essa verdadeira obra-prima do cinema.

Por Gerard Damiano, especial para o Cinema Clássico

Fervura Máxima, de John Woo, está sendo lançado pela Obras Primas do Cinema e traz como extras:

– Entrevista com o diretor John Woo (38 minutos).
– Entrevista com Villain K. Choi(24 minutos).
– Arte Imita Vida: Entrevista com Philip Chan (15 minutos).
– Fervura Máxima: Guia de localização (8 minutos).

O dvd pode ser encontrado nas principais lojas do ramo. Você pode comprar online através deste link.

Comente Aqui!