Isadora (1968)

436

Isadora Duncan nasceu em 27 de maio de 1877 e morreu precocemente em 14 de setembro de 1927, aos 49 anos. Ela começou a cursar balé aos quatro anos de idade, e já adolescente, era acompanhada pela mãe ao piano enquanto dançava ao lado dos irmãos. Muito à frente do seu tempo, ela questionava a forma tradicional do balé clássico, e não aceitava que a mulher fosse apenas uma coadjuvante na dança, apenas conduzida pelos homens.

Começou a criar suas coreografias de modo inovador, buscando inspiração na Grécia. Dançava descalça ao som de músicas subversivas. A leveza de seus passos e a ruptura com o balé tradicional, onde ela percebia um excesso de gestos simétricos fez ela conhecida como a mãe da dança moderna. Os cenários também eram despojados, geralmente apenas uma cortina azul.
Isadora também se tornou conhecida como a forma em que morreu. Pouco tempo após a publicação de uma autobiografia, ela partiu em seu carro conversível, mas sua echarpe ficou presa nas rodas do veículo, fazendo com que ela morresse asfixiada.

Em 1968 Karel Reisz lançou uma cinebiografia intitulada Isadora.  Vanessa Redgrave abraçou o papel principal e para isso chegou a ensaiar durante seis meses antes das filmagens e o resultado realmente foi bom. Ela está leve dançando e chegou a concorrer ao Oscar naquele ano, perdendo para Katharine Hepburn e Barbra Streisand, que empataram.

A película foi editada às pressas pelo estúdio, e tinha 168 minutos de início. Cortados, permaneceram 132 do original, o que acabou prejudicando o material. Por vezes temos a sensação de que não foi realmente bem montado. O roteiro foi baseado no livro autobiográfico da bailarina, publicado em 1927, ano em que ela perdeu sua vida e também em An Intimate Portrait, de 1928, escrito por Sewell Stokes. Mas isso não impediu que ele concorresse a Palma De ouro em Cannes de 1969, com Vanessa ganhando o prêmio de Melhor atriz.
Vanessa Redgrave como Isadora Duncan

O filme foi lançado recentemente pela ClassicLine. Você pode adquirir ele aqui nesse link: http://goo.gl/fPRXwM

Comente Aqui!