Natal Branco (1954) | Ode a Irving Berlin

87

A década de 50 trouxe a ascensão da televisão. Nesse período milhares de famílias preferiam se reunir em frente ao aparelho para curtir seus melhores programas. O cinema sofria uma crise e era necessário criar meios para que as pessoas continuassem frequentando as salas. E a Paramount criou seu sistema chamado Vistavision. Natal Branco seria a primeira película nesse sistema que evoluiria para o IMAX, e trazia elementos suficientes para prender a atenção do público.

Uma história simples (porém repleta de apologia à guerra), figurinos deslumbrantes assinados por Edith Head, músicas de Irving Berlin e um elenco composto de quatro queridos atores: Bing Crosby, Danny Kaye, Rosemary Clooney (tia do nosso George Clooney) e Vera-Ellen. Na direção, Michael Curtiz, que traz na bagagem filmes como Casablanca, musicais de Elvis Presley e As Aventuras de Robin Hood.


Bob Wallance e Phil Davis se conhecem desde a época em que faziam parte do mesmo pelotão da Segunda Guera Mundial. Após a guerra, os dois seguem carreira como uma dupla de variedades no teatro. Os dois conhecem as irmãs Betty e Judy Haynes, e o inevitável acontece: eles se apaixonam pelas belas loiras e seguem se apresentando. O quarteto acaba em uma pousada que, coincidentemente está sob a direção de seu antigo general. A pousada está em vias de falência, e eles decidem dar aquela mãozinha para salvar o amigo, fazendo um belo espetáculo.

A constante elevação do espírito da guerra incomoda: americanos ainda se sentiam protegidos por aqueles heróis que deixavam suas próprias vidas para lutar em prol de uma América. Bem, era isso que eles pensavam. Por isso uma constante gama de músicas em torno disso. Mas o musical não é só isso, dedica-se com afinco às velhas canções do Irving Berlin, cantadas em duetos ou quartetos. Destaque para “White Christmas”, a canção mais cantada no natal e que foi interpretada por Bing Crosby tantas vezes em outros filmes.

Se você quiser conferir o filme, a dica é adquirir o dvd lançado pela Classicline e que traz uma edição caprichada. O dvd está sendo vendido em lojas virtuais como a Livraria da Folha, mas pode também ser adquirida em lojas físicas.

Confira algumas fotos:

Comente Aqui!