Obras-Primas do Cinema lança DVD Cinema Trash – Jess Franco.

89

O diretor, produtor e roteirista espanhol Jesus Franco Manera, ou Jess Franco como ficou mais conhecido é um dos mitos do cinema Trash, ou subgênero da série B do cinema mundial, ao lado de nomes como o nosso José Mojica (Zé do Caixão) ambos são respeitados e renomados ícones da cultura Trash global.

Jess Franco foi uma máquina de produzir filmes, e ao longo de mais de quarenta anos de dedicação ao cinema ele realizou cerca de duzentas películas, sendo um roteirista e diretor prolixo e iconoclasta.

Os filmes de Jess Franco são chamados de “horróticos”, pela mistura de horror e erotismo. Mas Jess também dirigiu atores consagrados tal qual Christopher Lee (O Senhor dos Anéis e O Hobbit) e George Sanders (Mister Freeze do seriado do Batman de 1966).

Cena de Vampiros Lesbos

Os filmes de Jess seguem os cânones fundamentais do gênero Trash, que segundo o escritor Tommaso Labranca são: “liberdade de expressão”, “maximalismo”, “contaminação”, “incongruência” e a “emulação falha”. Outras das características fundamentais dos filmes Trash é terem um baixo orçamento e serem tecnicamente mal feitos, seja de modo proposital ou não. Os filmes Trash podem ter temas absurdos, e normalmente seus autores preferem mais realizar filmes que abordem o terror e o suspense, na maioria das vezes usando o erotismo; mas existe muitos filmes Trash feitos sobre contos infantis, ou com enredos SCI FI.

 

Avaliando mais especificamente o DVD, o que podemos dizer:

O volume vem com dois discos e quatro dos grandes filmes do cineasta Jess Franco totalmente remasterizados de forma impecável, com imagem possivelmente mais nítida e com cores mais belas do que o próprio original, e o som com uma bela nitidez. Os filmes que estão no pacote são: Ela Matou em Êxtase, Santuário Mortal, Vampiros Lesbos e Lua Sangrenta. Além de 1 hora de extras.

Cena de Ela Matou em Êxtase

O volume foi elaborado com muito esmero, e vai agradar os colecionadores deste gênero. Ele conta com um case onde temos a foto de Jess Franco em forma de uma pintura, com diagramação que nos remete a uma parede ou pele descamando e todo borrado com o vermelho sangue. No interior deste case de papel duro e encerrado, você encontra a caixa onde estão os dois DVDs. Ao abrir a caixa você achará quatro mini-posters com imagens dos cartazes originais dos filmes.
Eu sinceramente recomendo que os fãs do cinema clássico, em especial os apaixonados por cinema Trash tenham este volume em suas coleções.
Até a próxima postagem.

 

* Você pode adquirir o dvd duplo lançado pela Obras Primas do Cinema  diretamente no site da Colecione Clássicos. Clique na imagem para ser direcionado:

Comente Aqui!