Os Reis do Sol (1963)

425

O rei da tribo de Yucatan é morto após serem atacados do grupo liderado por Hunal Ceel. Após a morte de seu pai, Balam se torna o novo Rei. Guerreiro e inteligente, seu povo entende muito das ciências da época, mas encontra-se ao mesmo tempo estagnado por causa de sua religião. Para eles, os deuses precisam de sacrifícios humanos em troca do sucesso. Balam tem uma visão diferente quanto a isso, porém, antes de qualquer coisa, quer leva-los a um local seguro, longe de Hunal Ceel.

No meio do caminho eles encontram um grupo amigo. Balam tenta convencê-los de viajarem para o novo mundo onde possam iniciar uma nova vida e se organizar contra Hunal. Porém, o chefe concorda que todos podem ir apenas se Balam se casar com sua filha, a bela Ixchel (Field). Balam concorda. Eles atravessam o mar e chegam em uma nova ilha. Lá começam a construir uma nova vida. Balam, porém, ignora que o local já é ocupado por outra tribo liderada por Black Eagle (Brynner). Inicia-se uma disputa não só apenas pelas terras, mas também pelo coração de Ixchel.

George Chakiris e Yul Brynner

Dirigido por J. Lee Thompson, Os Reis do Sol (Kings of the Sun, 1963) traz George Chakiris, Yul Brynner e Shirley Anne Field nos papéis principais. Nesse período, George Chakiris começava a alcançar grande popularidade após ter sido lançado em Amor, Sublime Amor interpretando o personagem Bernardo. Ator, cantor e dançarino, ele faria relativo sucesso posteriormente, sobretudo em musicais, onde se sentia mais solto. E se ele começava a ter sucesso, o mesmo não se pode dizer de seu companheiro de tela, Yul Brynner.

O ator russo já tinha uma carreira firmada nesse período, tanto nos palcos (onde brilharia durante anos com a peça O Rei e Eu) quanto no cinema, em épicos e faroestes. A realidade é que muitos ainda estranhavam e o tinham como exótico por causa de seu cabelo raspado e voz extremamente grave. E de fato não havia como desviar o olhar quando ele aparecia em cena. Ao seu lado, o magro Chakiris desaparecia.

Formando o trio principal, está a Shirley Anne Field, a atriz inglesa e de olhos azuis que iniciou a carreira como modelo. Sally não se tornou uma estrela de primeira grandeza, mas teve uma carreira sólida e ainda hoje encontra-se na ativa.

Feito para servir de veículo para Brynner, o filme não teve um grande sucesso comercial, mas é um bom entretenimento. Os figurinos e a caracterização geral dos personagens soam bastante artificiais. É engraçado ver os tops e a peruca estilo Elvis Presley de mullet usadas por George Chakiris. Yul Brynner, no entanto, foi vestido com roupas mínimas para aproveitar bem um de seus maiores atributos: o corpo maravilhoso.

Vale a pena dar uma olhada.

Os Reis do Sol foi lançado pela Classicline em dvd e pode ser adquirido em qualquer loja do ramo. Você também pode encontra-lo na loja oficial da distribuidora. Clique na imagem para adquirir:

Comente Aqui!