Stanley & Iris (1990)

837

“Stanley & Iris” apresenta a história de Stanley Cox (Robert DeNiro), um homem analfabeto que passa seus dias entre os cuidados com seu pai idoso e seu trabalho como cozinheiro em um restaurante. De longe ele observa Irir (Jane Fonda), mas não consegue diálogo com ela. “Ninguém olha um cozinheiro”, diz ele em determinado momento. Iris, por sua vez, ficou viúva há oito meses e tenta lidar com a situação da melhor maneira possível: cuidando de sua família e trabalhando. Mas ela mesma reconhece o quanto é difícil lidar com a situação, ainda mais tendo dois filhos menores.

O encontro entre os dois se dá quando Stanley presencia um roubo sofrido por Iris. O assaltante rouba sua bolsa e ela segue tentando recuperar seus objetos. Não conseguem reaver a bolsa, mas inicia-se aí uma bela amizade baseada no companheirismo. Stanley fala sobre as dificuldades de não saber ler em uma sociedade moderna, e Iris lhe dá força para que ele comece a reverter a situação. Mas é somente após sua demissão que Stanley começa a ver sua vida mudar. Obrigado a internar seu pai em um asilo, após a morte deste finalmente decide aprender a ler.
Os personagens são pessoas simples, que lidam com problemas do dia a dia, maduras (mas com suas neuras), da classe trabalhadora. Em suma, pessoas que ganham a vida honestamente. O dinheiro deles é suado, e tanto, que a indignação de Iris ao ver sua bolsa sendo levada por um assaltando soa terrivelmente real: está ali o fruto de seu trabalho. E Stanley, como era de se supor,  não surge como o herói que a ajudará a resgatar o item roubado, surge, antes, como um companheiro com quem ela poderá contar em momentos de dificuldade. E que também precisará dela.
Talvez por seu desenvolvimento lento, é um filme difícil de ser aceito por certas audiências atuais, que exigem maior ação e calor. O relacionamento entre eles não é fatal, eles não se apaixonam após o primeiro encontro e o roteiro não se preocupa em deixa-los bonitos ou que exista uma paixão avassaladora. O filme tem seus méritos, e embora arraste-se em alguns momentos, é honesto, embora não esteja no mesmo patamar de “Norma Rae”. Stanley & Iris está na categoria de um romance leve e inofensivo e ampara-se no brilho de suas estrelas principais, que embora não tenham uma grande química, não conseguem prejudicar o resultado final da história
Curiosamente este foi o último filme de Jane Fonda antes de um hiato de 15 anos, até ela estrelar A Sogra (2005). Sua Íris é uma mulher simples e corajosa. Robert DeNiro empresta uma boa atuação e o elenco de apoio também é muito bom, incluindo Martha Plimpton e Harley Cross, que interpretam seus filhos.

O filme está sendo lançado pela Classicline e já encontra-se à venda nas principais lojas. Para adquirir:

Comente Aqui!