Tentação Proibida (1978)

533

Roué Giulio Marengo (Mastroianni) é um arquiteto que vive um casamento de aparências. Francesca (Nastassja Kinski) é uma jovem florentina que deseja viver livremente e sem amarras. Ela divide o apartamento com uma amiga. Os dois se conhecem e logo surge um interesse real entre o homem de meia idade e a jovem de 20 anos. Iniciam um jogo de sedução que logo é interrompido quando Roué é informado que Francesca pode ser sua filha. A dúvida o atormenta, mas nem mesmo assim ele consegue manter-se afastado dela. O que fazer agora?

As produções de Tinto Brass, a série Emmanuelle, e filmes como Appassionata (1974) e Beau Pere (1981) se tornaram muito populares a partir da década de 70. Tal traço era mais comum em filmes europeus, bem mais liberais e que permitiam o desenvolvimento de temas polêmicos como este. Mas o incesto sempre foi um tema bem polêmico. A simples sugestão de dúvida pode ser suficiente para que muitos não recebam tão bem esta história de um homem de meia idade que não consegue se afastar do objeto de desejo.

O filme foi dirigido por Alberto Lattuada e recebeu boas críticas na época. Chamou a atenção, sobretudo, a presença de Nastassja Kinski. Aos 17 anos, a filha de Klaus Kinski fez cenas de nudez e se lançava definitivamente como uma das maiores promessas da década. A previsão se tornaria realidade, e ela se tornaria um dos maiores símbolos sexuais do período. Seu colega de cena, Marcello Mastroianni, já estava com 54 anos, e entrara já algum tempo naquele período em que surgem personagens com crise de idade. O antigo ator, no entanto, ainda traz marcas que o tornaram o maior galã italiano de todos os tempos.

* Tentação Proibida (Così come sei, 1978) foi lançado pela Obras Primas do Cinema em dvd e pode ser adquirido em qualquer loja do ramo. Você também pode encontra-lo na loja oficial da distribuidora. Clique na imagem para adquirir:

Comente Aqui!