Um Certo Capitão Lockhart (1955)

47

Do diretor Anthony Mann, Um Certo Capitão Lockhart (The Man from Laramie) foi escrito por Philip Yordan e Frank Burt e traz a fotografia de Charles Lang. James Stewart estrela essa que foi a sua última colaboração nos cinco filmes que fez com Mann. Aqui, Stewart é um oficial do exército que chega a uma cidade disposto a vingar a morte de seu irmão, mas que tem seus planos abalados pelos Waggoman, tradicional família local. O filme é descrito como uma versão ocidental de Rei Lear, de William Shakespeare. Ele começa a investigar quem terá sido o assassino, mas acaba se envolvendo em algumas armadilhas plantadas por ele.

 
 Donald Crisp é Alec Waggoman, o barão que manda na cidade com mãos de ferro, porém que vive o dilema de ter um filho fraco e mimado, interpretado por Alex Nicol. Dave, seu filho, é responsável por algumas cenas de puro sadismo, quando coloca o Capitão para ser arrastado por cavalos ou dá um tiro em sua mão enquanto seus homens o seguram. O outro destaque do elenco é Arthur Kennedy, como o homem que Alec adotou como filho, e que aparentemente lida melhor com as situações do que o filho carnal.

Gravado em technicolor, foi um dos primeiros westerns a ser filmado em CinemaScope, e consegue, dessa maneira, capturar a vastidão das paisagens. O filme foi fotografado magnificamente. A paisagem contribui para a dramaticidade e expressão dos personagens. A trilha sonora pode não ser uma das melhores de todos os tempos, mas funciona de forma eficaz.

The Man From Laramie tem um conflito complexo e interessante e os atores principais estão muito bem. James Stewart, como de costume, e Arthur Kennedy, Donald Crisp e Aline McMahon se destacando em seus personagens. Alguns dos melhores filmes de faroeste dos anos cinquenta foram dirigidos por Anthony Mann e John Ford de forma simples e despretensiosa, e cada qual com sua abordagem individual do estilo, e esse é sem dúvidas um dos melhores do gênero.

O FILME ESTÁ SENDO LANÇADO NO BRASIL

O filme foi lançado no Brasil pela ClassicLine. Para maiores informações CLIQUE AQUI.

Comente Aqui!