Uma Noite Sobre a Terra (1990)

235

Cinco histórias passadas numa mesma noite, mas em cidades diferentes. “Uma Noite Sobre a Terra” reúne um excelente elenco com uma trama bem simples, mas bastante envolvente. Passado quase inteiramente dentro dos táxis ao redor do mundo, o filme se concentra nos diálogos entre os taxistas e seus passageiros. Variando entre os assuntos mais banais, passando do humor para o drama com muita facilidade.

O cineasta Jim Jarmusch conta em entrevista que é contida nos extras do DVD que a sua inspiração para fazer o filme veio principalmente de suas várias viagens de táxi. É justamente o que o filme nos entrega, conversas que nós mesmos poderíamos ter com taxistas em qualquer noite dessas por aí, fazer o taxista ouvir nossos problemas, planos, sonhos, etc. É isso que torna “Uma Noite Sobre a Terra” um filme tão especial, essa identificação fácil com qualquer um dos personagens, seja ele um dos taxistas ou mesmo algum dos passageiros ao redor do mundo.

No quesito atuações, o elenco internacional detona com destaque para Armin Mueller-Stahl, que no papel de Helmut no segundo segmento entrega um dos melhores personagens, um alemão recém-chegado na cidade de Nova York que mal sabe falar inglês direito e se atrapalha todo para dirigir o táxi. Giancarlo Esposito interpreta o passageiro impaciente que pega o táxi dirigido por Helmut, nesse curto período de tempo surge entre passageiro e motorista uma divertida conexão.
O episódio mais engraçado sem dúvidas é o protagonizado por Roberto Benigni em Roma, Benigni como sempre não deixa de falar em momento algum, mas o contraste entre a matraca ambulante do taxista e o mais calado passageiro rende situações inusitadas e no mínimo hilárias com uma boa dose de humor negro.

Após o término de “Uma Noite Sobre a Terra” com suas pouco mais de duas horas de duração e com a trilha sonora marcante de Tom Waits, fica a impressão de que realmente vivemos uma noite em tempo real, é o tipo de filme perfeito para ser assistido numa madrugada, é um filme que nos faz rir e emociona sem ser forçado e muito menos pretensioso. Uma experiência gratificante.

* Você pode adquirir o filme lançado pela Obras Primas do Cinema diretamente no site da Colecione Classicos. Clique na imagem para ser redirecionado:

Comente Aqui!