Cigarro e Cinema: Atores que eram fumantes inveterados

1416

Hoje em dia sabemos dos malefícios que o cigarro traz, mas ele já foi sinal de classe e charme durante os 100 anos de existência do cinema. Durante muito tempo o cigarro e cinema estavam inteiramente interligados. As grandes companhias assinavam contratos milionários para que astros aparecessem fumando em cena. Além disso eles financiaram muitos filmes, glamourizando o vício e incitando muitas pessoas a fumar.

Assim uma cena bastante comum é a mocinha ou o mocinho acendendo seu cigarro  enquanto conversa ou aguarda. Muitos começaram a fumar enquanto viam Joan Crawford nervosa acender um cigarro após o outro, enquanto aguardava o mocinho chegar ou Bette Davis, talvez o maior ícone desse período fumar em quase todas as suas cenas. James Dean, anos depois, parecia ter o cigarro grudado nos dedos como sinal de rebeldia, tão em voga a partir da década de 50. Audrey Hepburn parecia exalar romantismo ao fumar imensamente em Bonequinha de Luxo. Tudo passado.

Não só nos filmes, mas também as propagandas eram repletas de astros fumando. Algumas marcas traziam fotos dos astros, colecionáveis. Tudo isso junto fez muitas vítimas, alguns também da indústria cinematográfica. Humphrey Bogart e Robert Taylor foram alguns que faleceram em decorrência do vício, assim como John Wayne e Yul Brynner, que chegou a fazer campanha contra o fumo, pouco antes de morrer.

São tempos passados. Hoje em dia sabemos de todos os malefícios do vício e ainda bem que tudo começou a mudar. O charme ficou para trás e é bom observarmos isso como um fenômeno de uma época, de uma época em que quase todos fumavam. Esses são alguns dos astros que fumavam dentro e fora de cena:

Comente Aqui!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAdivinhe Quem Vem para o Jantar (1967)
Próximo artigoAs Duplas Mais Populares do Cinema
Formada em Letras, Design e Especialista em Estudos cinematográficos. É sobretudo uma curiosa sobre a sétima arte. Fundadora do site Cinemaclássico, estuda cinema desde 2002. Ama Charles Chaplin, Raj Kapoor e navega constantemente em filmes de todo o mundo.