László Willinger, de fotógrafo das estrelas a Paparazzi

309

László Josef Willinger (1909 – 1989) se tornou um dos fotógrafos preferidos dos estúdios. Nascido em Berlim, iniciou a carreira em Paris em 1929, depois partiu para Berlim. Ele era judeu, e quando Adolf Hitler tomou o poder ele teve que fugir para Viena e posteriormente a América, onde começou uma carreira de sucessos e dramas.

As fotos de László ampliavam a visão de estrelas intocáveis e perfeitas que os estúdios tanto gostavam. Contratado pela MGM ele confessou que mesmo em artistas com a pele saudável ele tinha que fazer muitos retoques. Um motivo para que as peles não ficassem tão perfeitas eram as maquiagens que naquele período eram muito fortes. Falei um pouco sobre isso nessa matéria aqui:

Criando uma Ilusão: Fotos dos atores clássicos eram Retocadas

Ele também tinha que lidar com as artistas que rejeitavam muitas fotos (isso era algo perfeitamente normal) e que muitas vezes já chegavam com os esboços das poses que fariam. László também fez alguns experimentos com cores e constantemente contribuía com suas fotos para revistas da época.
Suas fotos são sofisticadas e tem um ar dramático construído pelas luzes. Segundo László, quem mais entendia de iluminação e reforço dos seus melhores pontos eram Marlene Dietrich e Joan Crawford, que já chegavam sabendo o que queria. Seu contrato com a MGM terminou em 1944 e ele passou a fotografar modelos. Uma delas foi uma jovem chamada Norma Jeane.

Apesar de olhar as fotos e vermos que estão belíssimas, o fotógrafo chegou a comentar que Marilyn não tinha uma beleza radiante, e suas pernas eram muito curtas pro resto do corpo. Ele ainda comentou sobre ela ter um talento nato de fazer as pessoas sentirem pena dela, e explorava isso ao máximo.

Ele teve problemas com Charles Chaplin ao tirar fotos suas sem autorização. O processo terminou em um tribunal onde foram expostas muitas fotos.

O fotógrafo faleceu em 1989 de insuficiência cardíaca. Confira algumas de suas fotos mais famosas:

 

Fontes: theredlist, vintagemoviestarphotos

 

Comente Aqui!