10 Fatos sobre Dorothy Dandridge

722

Gosta de Dorothy Dandridge ou deseja conhecer um pouco mais sobre ela? Confira essas curiosidades sobre a atriz nascida em 9 de novembro de 1922 e falecida em 8 de setembro de 1965:

1. Ela demonstrou talento desde a infância

Sua mãe Ruby queria ser atriz mas não conseguiu. Frustrada, investiu na carreira musical de suas duas filhas, Vivien e Dorothy. As duas formavam a dupla The Wonder Children e se apresentavam em igrejas pelo interior dos Estados Unidos. Após perceber que não conseguiriam grande sucesso, Ruby partiu com as filhas, já chamadas agora de The Dandridge Sisters para Hollywood. Em 1934 Etta James também fazia parte do grupo. Na foto com sua mãe, sua irmã e uma vizinha.

 

2. Dorothy se apresentou em casas noturnas antes de chegar ao estrelato

Etta Jones, Dorothy Dandridge e Vivian Dandridge

Em 1934 ela se apresentava em casas noturnas como o famoso Cotton Club em Harlem ao lado da irmã e Etta. Em 1937 ela começou a fazer pequenas participações no cinema.

3. Ela fez figuração em vários filmes antes de ter algum destaque

Com Harry Belafonte em Bright Road (1953)

Enquanto se apresentava com seu grupo, ela fazia pequenas participações em filmes sem destaque. O grupo terminaria em 1940, e ela seguiria carreira solo. Foi somente no início da década de 50 que ela chamou a atenção de um agente da MGM. Ele a chamou para um teste em Bright Road, que acabou sendo seu primeiro filme de destaque.

4. Carmen Jones

Em 1953 ela passou em um teste para a adaptação para as telas do musical Carmen Jones. O filme traria uma versão de Carmen de Bizet. Harry Belafonte faria seu par. Apesar de saber cantar, o estúdio optou por contratar Marilyn Horne para dublar sua voz. Belafonte, assim como Dorothy, também era cantor, mas também foi dublado por  LeVern Hutcherson. O filme se tornou um sucesso do público e de crítica.

5. Ela se tornou a primeira mulher negra na capa da revista Life

Sua capa foi publicada em 1 de novembro de 1954

6. Dorothy também foi a primeira mulher negra indicada ao Oscar de Melhor Atriz Principal

Ela foi indicada por sua participação em Carmen Jones. Neste ano ela concorreu com Grace Kelly, Audrey Hepburn, Judy Garland e Jane Wyman. Grace, que logo abandonaria o cinema, acabou desbancando as demais recebendo o Oscar.

7. A atriz recebeu o apelido de a “Marilyn Monroe negra”

Tamanho o destaque que teve na mídia. Repórteres a perseguiam e saíam sempre matérias a seu respeito.  A imprensa estrangeira também publicava a seu respeito.

 

8. Apesar disso ela só estrelaria outro filme três anos depois

Seria em Ilha nos Trópicos, onde estrelaria ao lado deJoan Fontaine e James Mason. Dorothy  trabalharia em poucos filmes depois disso. Seu triunfo final seria no musical Porgy e Bess, que lhe rendeu uma indicação ao Globo de ouro de melhor atriz em musicais.

9. Ela se casou duas vezes e sofreu abusos de ambos os maridos

Com o primeiro marido, Harold Nicholas

A primeira vez com o dançarino Harold Nicholas, com quem ficaria entre 1942 e 1951. Os dois teriam uma única filha, Harolyn Suzanne Nicholas nascida em 2 de setembro de 1943. Sua filha tinha problemas mentais e passou boa parte de sua vida internada em institutos especializados.

Com sua filha Harolyn Suzanne Nicholas

Ela casou-se em 1959 com o dono de restaurante Jack Denison. A atriz alegou posteriormente que sofreu violência doméstica desde o início do casamento, e foi obrigada a vender seus bens para cobrir desfalques feitos por ele.

Com seu segundo marido, Jack Denison

O casal se divorciaria em 1962. As despesas foram tão altas que ela teve que mandar sua filha para uma instituição pública que atendia a deficientes mentais.

10. Todas essas perdas contribuíram para que ela desenvolvesse um quadro clínico de depressão

Com uma filha doente, dois casamentos frustrados e vida financeira desestabilizada, a atriz recorreu ao uso de bebidas alcoólicas e remédios. O uso desenfreado fez com que ela sofresse uma overdose fatal em 8 de setembro de 1965, aos 42 anos. Até hoje permanece a dúvida se foi acidental ou suicídio. Seu corpo foi cremado após um funeral privado. Suas cinzas enterradas no Forest Lawn Memorial Park na Califórnia.

 

Comente Aqui!