20 Excelentes Filmes de Natal

27

O natal é aquela época em que reunimos a família para confraternizar. Pelo menos para alguns. Sabendo dessa grande tradição, muitos foram os estúdios que investiram em filmes que trazem o espírito natalino e relembram o quanto é bom curtir a festa em família. Vamos à eles?

 

A Rena do Nariz Vermelho (1964)


Esqueceram de Mim (1990): O filme completou 26 anos em 2016, e faz parte da infância de muitos. Que tal rever a aventura de um menino esquecido pela família em pleno natal? Dirigido por Chris Columbus e protagonizado por Macaulay Culkin.

Férias Frustradas de Natal (1989): Clark Griswold (Chevy Chase) prometeu ao seu clã que iria curtir o mais tradicional e divertido Natal de todos os tempos. Antes que possam cantar Noite Feliz, há 25 mil luzes no teto, um peru explosivo na mesa de jantar, além de uma equipe da SWAT cercando o local….
Um Herói de Brinquedo (1996): Arnold Schwarzenegger é um homem de negócios com problemas de agenda: não consegue chegar no horário na aula do filho. Para tentar compensar sua falha, promete ao filho que irá dar um belo presente de natal a ele. O filho pede um “turbo man”, um brinquedo que é a sensação do momento. O presente, porém, está em falta. O que ele fará pra conseguir o brinquedo é o mote do filme.

A Felicidade Não Se Compra (1946): A Felicidade Não se Compra se transformou em um dos filmes absolutos do natal, mas que podem ser vistos em qualquer época do ano. O clássico dirigido por Frank Capra traz a história de George é a história de cada um de nós, que em determinando momento da vida vemos nossos sonhos e perspectivas de vida serem jogados no chão. O personagem é a personificação daquele momento em que julgamos que nossa presença no mundo não faz diferença, quando pensamos que nossa ausência seria melhor para todos.

 
Duas Semanas De Prazer (1942): Quando Jim perde sua namorada para seu companheiro de teatro, ele resolve se aposentar da música e da dança para investir em uma pousada que funciona apenas em feriados. Com o sucesso inesperado, a dupla começa a ter desavenças quando uma linda mulher surge para confundir o coração de ambos. Indicado nas categorias de Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro Original e ganhador na categoria de Melhor Música (White Christmas). Conta com um elenco fenomenal: Bing Crosby, Fred Astaire e companhia.
De Ilusão Também Se Vive (1947): Um clássico do cinema, ”Milagre na Rua 34” (também conhecido com o título ”De Ilusão Também se Vive”) é uma fábula natalina que conta a história de um senhor de olhos brilhantes, com uma enorme barriga e barba branca, contratado como Papai Noel pela loja de Departamento Macy’s. Quando o homem diz a todos ser de fato o bom velhinho, isso cria uma polêmica e ele é submetido a exames. Atestado como insano, um jovem advogado tenta provar que ele é mesmo o Papei Noel. Uma garotinha é a única que acredita. Refilmado em 1994.
Um Anjo Caiu do Céu (1947): O bispo episcopal Henry Brougham (David Niven) está planejando a construção de uma nova catedral. Tal plano acaba por distancia-lo da família. É então que o anjo  Dudley (Cary Grant) é enviado para ajudar o bispo e todos os que o cercam. Mas a visitinha do anjo não é bem vista por ele que sente ciúmes de sua esposa  Julia (Loretta Young).
Adorável Avarento (1970): Adaptação de “Um Conto de Natal”, clássico de Charles Dickens sobre o maldoso e avarento Ebeneezer Scrooge, que tem sempre a cara fechada e uma atitude falsa para qualquer um que cruze seu caminho. Mas numa noite de Natal ele vai se ver frente a frente com fantasmas do passado, presente e futuro, o que o leva a uma incrível viagem no tempo na qual finalmente aprenderá a ser uma pessoa melhor.
Natal Branco (1954): Esse é um dos mais conhecidos filmes de natal. Após a Segunda Guerra, dois ex-companheiros de exército (Bing Crosby e Danny Kaye)formam dupla de cantores-dançarinos. Em turnê pelos EUA, eles encontram ex-comandante à frente de uma hospedaria, enfrentando problemas financeiros, e resolvem ajudá-lo. A trilha sonora assinada por Irving Berlin inclui os sucessos ”White Christmas” e ”Count Your Blessings Instead of Sheep”, esta indicada para o Oscar de melhor canção.
Noite de Natal (1938): Ebenezer Scrooge é um homem avarento que não gosta do Natal. Trabalha num escritório em Londres com Bob Cratchit, seu pobre, mas feliz empregado, pai de quatro filhos, com um carinho especial pelo frágil Pequeno Tim, que tem problemas nas pernas.
A Loja da Esquina (1940): Em Budapeste vive Alfred (James Stewart), o empregado de uma pequena loja de confecções, que se apaixona por Klara (Margaret Sullavan), uma garota com quem se corresponde sem nunca tê-la visto. Por coincidência Klara se emprega na loja em que Alfred trabalha e passa a hostilizá-lo, sem saber que ele é a pessoa com quem troca correspondências. Quando Alfred enfim descobre a verdade e está prestes a se revelar para Klara ele termina sendo demitido de seu emprego, por seu patrão acreditar que seja ele o amante de sua esposa.
Agora Seremos Felizes (1944): Na família Smith, existem quatro lindas garotas, incluindo Esther, de 17 anos e a pequena Tootie. Esther acaba se apaixonando pelo vizinho récem-chegado, John, que não lhe dá muito atenção à princípio. As coisas mudam quando o Sr. Smith deve se mudar com sua família para Nova York, por causa de seu trabalho.
A Noiva Desconhecida (1949): Refilmagem musical da comédia “A Loja da Esquina”, de Ernst Lubitsch, traz Judy Garland e Van Johnson nos papéis de Veronica Fisher e Andrew Larkin, dois vendedores de uma loja de música, na virada do século 20. Aparentemente, eles se detestam e as brigas durante o expediente são constantes. As palavras doces de cada um são guardadas para as cartas românticas que escrevem à noite aos seus respectivos “amigos” de correspondência. Mal sabem eles que, na verdade, estão envolvidos em um romance inocente e apaixonado um com o outro. Buster Keaton está impagável no papel do sobrinho do dono da loja. Liza Minnelli, filha de Garland, surge em uma cena com apenas 3 anos de idade.
 
Lembra-te Daquela Noite (1940): Antes do Natal, Lee Lander é presa por tentar roubar um bracelete de uma vitrine de uma joalheria. No tribunal, é decidido que ela aguardará julgamento após as festas de fim de ano. O promotor penalizado pela situação resolve levá-la sob custódia para passar as festas de fim de ano com sua família. Após algumas peripécias ela se encanta com o pequeno mundo cheio de bons sentimentos da família dele. Ele por sua vez cai amoroso pela bela delinquente e passa a viver um sério dilema.
Duas Vidas Se Encontram (1949): Um pouco antes do Natal, Steve Mason (Robert Mitchum), um balconista de uma loja de departamentos, conhece Connie Ennis (Janet Leigh), uma cliente que na verdade é uma espiã comercial. Ele a desmascara mas a deixar ir, provocando sua demissão. Eles se encontram novamente e ele conhece Timmy (Gordon Gebert), o filho dela, que gosta deste novo amigo da sua mãe. Em contrapartida ele apenas suporta o noivo dela, Carl Davis (Wendell Corey), e vê-lo como padrasto não agrada o garoto. Connie não tem dinheiro para comprar um trem elétrico para seu filho como presente de natal, assim Steve compra o brinquedo para Timmy, mesmo pesando no seu orçamento. Esta gentileza gerará várias situações e tal comportamento é mal recebido por Carl, que vê imediatamente que Steve quer conquistar Connie.
O Natal Mágico (1985): Ginny Graingerm é uma mulher amarga e que acalenta poucos sonhos. As dificuldades econômicas, o trabalho como caixa no supermercado e as diferenças com o marido ocupam toda sua atenção. Com a chegada do Natal, ela insiste em convencer os filhos de que Papai-Noel não existe. Mas isso não é o que eles pensam. Em especial sua pequena filha Abbie, principalmente depois que é visitada por um anjo que tem a missão de fazer Ginny, redescobrir o espírito do Natal.
 
Uma História de Natal (1983): Nos anos 40, Ralphie é um garotinho que sonha em ganhar uma bela espingarda vermelha de presente de Natal. A todo custo, tenta convencer seus pais superprotetores que esse é o presente ideal, mas ninguém parece querer ouvi-lo, e por vários motivos a espingarda torna-se um presente cada vez mais distante para ele.
Contos de Natal (1951): Ebenezer Scrooge (Alastair Sim) é um velho rico, avarento e grosseiro. Na noite de Natal, ele recebe a visita de três espíritos, representando o passado, o presente e o futuro. Os espíritos mostram a Scrooge sua vida, os sonhos que já teve, seus erros e o que ele pode vir a ser. Com isso Scrooge percebe seu egoísmo e muda seu jeito de ser. Considerada a melhor dentre as adaptações do livro Contos de Natal, de Charles Dickens.
Indiscrição (1945): Uma escritora de alimentos que mentiu sobre ser a dona de casa perfeita deve tentar cobrir seu engano quando seu chefe e um herói de guerra retornando convidar-se a sua casa para uma família tradicional de Natal.
 
Três Almas Solitárias (1940): É véspera de natal em Nova York. Três empresários idosos se preparam para desfrutar de um jantar festivo em conjunto. Sem esperar, eles recebem a visita de dois, aparentemente, bondosos estranhos – primeiro de um jovem rapaz e em seguida de uma mulher. Cada um entrega uma carteira, que acreditam que um dos senhores perdeu. A partir deste gesto, amizades são construídas, e um romance inesperado acontece! Em que três fantasmas tentam ajudar um jovem casal.

Comente Aqui!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDe Caniço e Samburá (1969)
Próximo artigoGaleria: Natal com as Estrelas
Especialista em Cinema Clássico e Crítica Literária, é sobretudo uma curiosa. Fundadora do site Cinemaclássico, estuda o cinema desde 2002. Ama Charles Chaplin, Raj Kapoor e navega constantemente em filmes de todo o mundo.