Filmes sobre Santos e Santas

412

Nossa lista se resume a mostrar filmes sobre santas e santos católicos. Por isso não incluímos clássicos religiosos como O Robe, Os 10 Mandamentos e Sansão e Dalila. Estaremos ampliando essa lista com a ajuda de vocês. Deixe nos comentários algum filme que merecia estar nessa lista. Obrigada.

O Milagre de Fátima (1952), de John Brahm: A história emocionante da aparição da Virgem de Fátima para os três pastores na aldeia de Leiria, região de Fátima, Portugal, espalhou muito rapidamente a sua devoção pelo mundo. No dia 13 de maio de 1917, Lúcia, Jacinto e Francisca avistaram”de uma Senhora vestida de branco. A senhora pediu que as crianças rezassem pela paz no mundo. A música foi feita por Max Steiner, mesmo compositor de E o Vento Levou.

 

São Francisco de Assis (1961), de Michael Curtiz: O roteiro foi baseado no livro The Hoyful Beggar e traz o ator Bradford Dillman como Francisco e Dolores Hart como Clara. A experiência foi tão marcante para Dolores que ela definitivamente decidiu se tornar freira, abandonando o estrelato. A atriz que contracenou também ao lado de Elvis Presley hoje vive em um convento. Fiz até uma matéria sobre isso. Dá uma olhada.

 

Irmão Sol, Irmã Lua (1972), de Franco Zeffirelli: O belíssimo filme talvez seja o mais lembrado do público e é sem dúvida uma grande oportunidade de rever a história do homem que largou tudo para viver à serviço de Deus. Com Graham Faulkner e Judi Bowker.

 

A Canção de Bernadette (1943), de Henry King: Retrata a história da camponesa Bernadette Soubirous e suas visões. Foi baseado no romance de Franz Werfel e traz Jennifer Jones no papel principal e Linda Darnell como a virgem Maria. Jennifer Jones recebeu o Oscar por seu papel no filme.

 

Don Bosco (1988), de Leandro Castellani: O filme narra a vida de São João Bosco, nascido em 1815 e falecido em 1888. Traz Ben Gazzara no papel título.

 

Mother Teresa: In the Name of God’s Poor (1997), de Kevin Connor: Geraldine Chaplin dá vida à freira Madre Tereza, iniciando seus primeiros passos na India e mostrando as adversidades pelas quais ela passou na luta para ajudar os mais pobres.

 

 Marcelino Pão e Vinho (1955), de Ladislao Vajda: Não é propriamente um filme sobre um santo mas é difícil deixa-lo de fora de nossa listinha. A história Marcelino, é um órfão encontrado na porta de um mosteiro e criado por 12 frades. Certo dia, ele oferece, durante sua refeição, um pedaço de pão e um pouco de vinho a uma imagem de madeira de Jesus, que aceita a oferta e passa a conversar com o menino. É o início de uma grande amizade. Com Pablito Calvo.

 

Joana D’Arc (1948), de Victor Fleming: Ingrid Bergman é Joana D’Arc, a mulher que entrou em batalha por seu país e foi condenada à morte por suas visões. Esse foi O primeiro filme a receber 7 indicações ao Oscar sem receber uma indicação para Melhor Filme. Vale a pena conferir também a versões de 1922, com Maria Falconetti.

 

Thérèse: A história de Santa Teresa de Lisieux (2004), de Leonardo Defilippis: Narra a fascinante história de uma jovem, sua fé, provações e sacrifícios. É baseado na história real de Santa Teresa de Lisieux, a santa mais popular dos tempos modernos.

 

O Santo Relutante (1962), de  Edward Dmytryk: Com Maximilian Schell e Ricardo Montalban, conta a história de José de Cupertino, o santo padroeiro dos viajantes do ar, nomeadamente aviadores e astronautas assim como os alunos com deficiência mental ou com “cabeça no ar”.

 

 Santo Antônio : Uma Vida de Doutrina e Bondade (2002): O filme mostra a vida de Fernando di Bluglione, que de cavaleiro português, se nega a lutar contra muçulmanos e decide servir a Deus, mudando seu nome para Antonio. O santo viveu apenas 36 anos e era conhecido por sua oralidade.

Padre Pio (2000): Padre Pio tinha visões com a virgem Maria e o diabo desde a infância. E sua trajetória é acompanhada nesse filme que foi realizado em cenários reais, e que mostra sua grande fé e identificação com Jesus Cristo.

Santa Terezinha do Menino Jesus (2002): Dirigido por Leonardo Defilippis, conta a história de Teresinha, uma das santas mais populares da modernidade.

Santa Faustina  (1994): A Beata Irmã Maria Faustina Kowalska viveu apenas 33 anos de idade, mas ganhou admiração de todos que a cercavam.

Comente Aqui!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGaleria: Dean Martin e Jerry Lewis
Próximo artigoTributo ao Verdadeiro Paul Newman
Especialista em Cinema Clássico e Crítica Literária, é sobretudo uma curiosa. Fundadora do site Cinemaclássico, estuda o cinema desde 2002. Ama Charles Chaplin, Raj Kapoor e navega constantemente em filmes de todo o mundo.