Filmes sobre Viagens no Tempo

909

Como o site tem uma temática clássica dei preferência a filmes feitos até o início da década de 90.  Se vocês lembrarem de algum anterior à década de 80 fala aqui pra gente. Segue a lista de filmes sobre viagens no tempo:

Romance Antigo (Berkeley Square, 1933), de Frank Lloyd: Apaixonado pelo século XVIII, o cientista Peter Standish acidentalmente acaba transportado para a Londres de 1784. Ali, assume a identidade de um antepassado e cai de amores pela prima Helen. Os outros parentes acham que ele é uma espécie de feiticeiro, porque dá mostsra de conhecer o futuro muito bem. Desgostoso, Peter volta aos dias de hoje e descobre que a prima morreu nova e solteira. Entregue à solidão, ele espera reunir-se a ela, quando Deus quiser.
O Retrato de Jennie (Portrait of Jennie, 1948) : Leia mais sobre o filme aqui nesta matéria.
Jamais Te Esquecerei (The House in the Square, 1951), de Roy Ward Baker: Leia mais sobre esse filme nesta matéria aqui.
A Máquina do Tempo (The Time Machine, 1960), de George Pal: H. George Wells (Rod Taylor), um cientista inglês do final do século XIX, constrói uma máquina do tempo com a qual consegue viajar até o ano de 802701, no qual encontra um mundo completamente distinto. A raça humana está dividida em duas partes. Os Eloi, na superfície do planeta, um povo dócil e pacífico, e os Morlocks nos subterrâneos, raça violenta, deformada e canibal.
Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1968), de Franklin J. Schaffner: George Taylor, um astronauta americano, viaja por séculos em estado de hibernação. Ao acordar, ele e seus companheiros se vêem em um planeta dominado por macacos, no qual os humanos são tratados como escravos e nem mesmo tem o dom da fala.
Fuga do Planeta dos Macacos (Escape from the Planet of the Apes, 1971), de Don Taylor: Dois cientistas símios, Cornelius (Roddy McDowell) e Zira (Kim Hnter) – na verdade havia mais um, Milo (Sal Mineo), que morreu acidentalmente – retornam no tempo e chegam no século XX, em Los Angeles. Quando eles revelam sua habilidade para falar primeiramente são tratados como curiosidade, mas depois como uma grande ameaça, quando o governo crê na história que a Terra será dominada por chimpanzés e assim tenta evitar o nascimento do bebê de Zira.
Os Dois Mundos de Jennie Logan (The Two Worlds of Jennie Logan, 1979), de Frank De Felitta: Mulher é magicamente transportada por 100 anos ao passado quando veste um antigo vestido que encontrou no sótão de sua nova casa. Passa então a viver um dilema: permanecer no presente e manter um casamento infeliz ou ficar no passado e entregar-se a um amor verdadeiro.
Um Século em 43 Minutos (Time After Time, 1979), de Nicholas Meyer: A cidade está em pânico em razão das mortes cometidas por Jack, o Estripador (David Warner), mas o escritor H.G. Wells (Malcolm McDowell) está entusiasmado em mostrar aos seus amigos uma invenção extraordinária, que ainda não foi testada: uma máquina do tempo. Entretanto, se o viajante não tiver uma chave específica a máquina retornará sozinha de onde partiu, como um pombo-correio. Neste momento chega a polícia dando uma busca no local, pois o perigoso assassino se encontra nas proximidades. Logo descobrem provas comprometedoras de que John Lesley Stevenson, um dos convidados do escritor, é o criminoso, mas ele desapareceu como por encanto.
Em Algum Lugar do Passado (Somewhere in Time, 1980): Leia mais sobre o filme em nossa matéria.
Bandidos do Tempo (Time Bandits, 1981), de Terry Gilliam: Leia mais em nossa matéria.
O Exterminador do futuro (The Terminator, 1985), de James Cameron: Num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Com a tecnologia a seu dispor, um plano inusitado é arquitetado pelas máquinas ao enviar para o passado um androide com a missão de matar a mãe daquele que viria a se transformar num líder e seu pior inimigo. Contudo, os humanos também conseguem enviar um representante para proteger a mulher e tentar garantir o futuro da humanidade.
Uma Aventura no Tempo (Biggles, 1986, de John Hough: As aventuras de viagem do tempo de um piloto da 1ª Guerra Mundial e um jovem executivo de lanchonete dos anos 80.
Peggy Sue – Seu Passado a Espera (Peggy Sue Got Married, 1986), de Francis Ford Coppola: Leia mais em nossa matéria.
De Volta para o Futuro ( Back to the Future, Back to the Future, Part II and Back to the Future, Part III, 1985, 1989 e 1990). Leia mais em nossa matéria.

 

Comente Aqui!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorJamais te Esquecerei (1951)
Próximo artigoGaleria de fotos de uma muito jovem Elizabeth Taylor
Formada em Letras, Design e Especialista em Estudos cinematográficos. É sobretudo uma curiosa sobre o cinema. Fundadora do site Cinemaclássico, estuda cinema desde 2002. Ama Charles Chaplin, Raj Kapoor e navega constantemente em filmes de todo o mundo.