Melhores Filmes de Edward Dmytryk

205

Edward Dmytryk se tornou conhecido sobretudo por seus filmes noir lançados nos anos 40. Confira nossa lista com algumas indicações:

Edward Dmytryk nasceu em 4 de setembro de 1908 no Canadá. Sua família migrou para a Califórnia. Lá, Dmytryck conseguiu um emprego na Famous Players-Lasky, trabalhando como mensageiro. Algum tempo depois ele se tornava projecionista, depois editor e finalmente aos 31 conseguia sua primeira chance de dirigir. Sua estréia veio com The Hawk, lançado em 1935. Mas ele conseguiu grande destaque a começar a dirigir noir. Com Crossfire (1947) recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor diretor.

Mas Dmytryk também dirigia outros gêneros como o westers, guerra e históricos. Após a guerra, sua carreira foi abalada após ele ser investigado por ligações com o partido comunista. Condenado à prisão junto a mais nove indiciados, fugiu para a Inglaterra após ser demitido da RKO. Lá fez três filmes, mas teve que retornar porque seu passaporte estava vencido. Pisando na América, foi preso, e só saiu da prisão após entregar vários amigos.

Sua carreira pode ser retomada após Stanley Kramer lhe dar uma chance, escolhendo-o para dirigir alguns filmes de baixo orçamento. Após isso, sua carreira teve uma retomada. Após se aposentar como diretor, Dmytryk entrou para a vida acadêmica, ensinando cinema e direção na Universidade do Texas e na Universidade do Sul da Califórnia. Ele faleceu aos 90 anos de insuficiência cardíaca.

Até a Vista Querida (Murder, My Sweet , 1944): O detetive Philip Marlowe é contratado por Mosse Malloy, recém-saído da prisão, para encontrar sua namorada, Velma. Mas o caso se mostra bem mais complicado do que se pensava. Com Dick Powell, Claire Trevor e Anne Shirley.
Acossado (Cornered, 1945): O aviador Laurence Gerard sai em busca do responsável pela morte de um grupo de membros da Resistência Francesa, entre eles sua esposa. Descobre que o assassino é o colaboracionista Marcel Jarnac, cuja face ninguém conhece direito. Gerard segue a pista do nazista da França a Suíça e dali até a Argentina, onde vive uma suspeita colônia de europeus. Com Dick Powell.

Rancor (Crossfire, 1947), de Edward Dmytryk: Robert Young interpreta um detetive que investiga o assassinato de um judeu. Porém, o sargento Keeley (Mitchum) irá investigar o crime por conta própria.

Volúpia de Matar (The Sniper, 1952): Um homem perturbado e obcecado pela sua visão acerca das mulheres em geral passa a cometer assassinatos com seu rifle de longa distância, causando terror em uma cidade norte americana. Suas vítimas, claro, são sempre do sexo feminino.
A Nave da Revolta (The Caine Mutiny, 1954): Durante a 2ª Guerra Mundial, um imediato da Marinha assume o controle de um navio para salvá-lo de uma forte tempestade, mas é mandado para a Corte Marcial sem o apoio daqueles que o encorajaram a passar pela autoridade do oficial em comando. Com Jose Ferrer, Van Johnson, Humphrey Bogart e Fred MacMurray.
A Árvore da Vida (Raintree County , 1957): Baseado no único romance do escritor Ross Lockridge e adaptado por Millard Kaufman, conta a história de John Wickliff Shawnessy (Montgomery Clift), um abolicionista idealista que se afasta de uma namorada ao se apaixonar por Susanna Drake (Elizabeth Taylor), uma moça jovem e rica.  Leia mais.
Os Deuses Vencidos (The Young Lions, 1958): Baseado na obra de Iwwin Shaw, traz uma visão reflexiva sobre as óticas alemã e a americana. Nesta última, um oficial nazista vive seus conflitos de maneira intensa e trágica. Com Marlon Brando, Dean Martin e Montgomery Clift.
Minha Vontade é Lei (Warlock, 1959): Um pistoleiro é chamado para a cidade de Warlock para combater crimes cometidos or bandidos. Porém, sua forma de agir lembra muito a dos criminosos. Logo a cidade está em busca de outro xerife. Com Anthony Quinn, Henry Fonda e Richard Widmark.
Escândalo na Sociedade (Where Love Has Gone, 1964): Baseado no livro de Harold Robbins, o filme retrata um escândalo de uma filha que mata o amante de sua mãe. Com Bette Davis e Susan Hayward. Leia mais.
Os Insaciáveis (The Carpetbaggers, 1964): Cord é um magnata que constrói um império multimilionário mas não consegue lidar com problemas pessoais. Com Alan Ladd, Carroll Baker e George Peppard. Leia mais.
Miragem (Mirage, 1965): Após sofrer por dois anos de amnésia, um homem procura o auxílio de um psquiatra. Ele diz se sentir ameaçado por sua ligação com um possível assassinato. Com Gregory Peck.

 

Comente Aqui!