Melhores Filmes de Frank Borzage

142

Nascido em 23 de abril de 1894 em Salt Lake, Borzage antes de se tornar diretor trabalhou como ator em cerca de 115 películas, muitas delas ao lado de Thomas Ince. Foi somente a partir dos 20’s que ele partiu para a direção. E acabou sendo o primeiro a receber a estatueta de Melhor Diretor da Academia com O Sétimo Ceu (1927).

E claro que esse filme está em nossa lista de melhores de sua carreira. O diretor tinha em Margaret Sullavan sua melhor intérprete A atriz chegou a atuar em quatro dos seus melhores filmes. Mas também tinha uma grande admiração por Marlene Dietrich.

Frank com Marlene Dietrich

O diretor ganhou outros oscars ao longo da carreira, mas no início da década de 40 entrou em franca decadência. Após Tempestade d’Alma (1940) não fez mais grandes sucessos, e após entrar para a lista negra do macarthismo, sua carreira estava definitivamente acabada. Em 1959 se despediu das telas em O Pescador da Galiléia.

Frank faleceu em 19 de junho de 1962 em Hollywood. Abaixo, a lista de alguns de seus melhores filmes:

 

O Sétimo Ceu (1927): Sétimo Céu conta a história de Chico, um homem pobre, ateu e que trabalha nos esgotos de Paris. Seu sonho é subir à superfície e melhorar de vida. Seu ateísmo é justificado pelas inúmeras vezes que clamou por ajuda dos céus e não obteve nada. Em contrapartida conhecemos a doce Diane, uma mulher igualmente sofrida. Diane apanha de sua irmã mais velha, que lhe obriga a conseguir dinheiro para sustentar seus vícios. Mas tudo irá mudar quando Chico e Diane tiverem suas vidas entrelaçadas. Saiba mais clicando aqui.
O Rio da Vida (The River, 1928): Rosalee, uma mulher da cidade, está sendo constantemente vigiada por um corvo que foi eniado por seu amante ciumento. Porém, isso não fará com que ela conheça e se apaixone por um jovem de bom coração. Com Mary Duncan e Charles Farrell.
O Anjo das Ruas (Street Angel, 1928): Angela é uma pobre garota que vai para as ruas em busca de dinheiro para pagar o tratamento de sua mãe. Mas ela acaba sendo presa e condenada por prostituição e tentativa de roubo. Desesperada, ela foge da cadeia, piorando sua situação.
Adeus às Armas (A Farewell to Arms, 1932): Henry, um oficial, é ferido durante a primeira guerra. Recebendo os cuidados de uma enfermeira, acaba se apaixonando com ela. Com Helen Hayes e Gary Cooper.
O Paraíso de Um Homem (Man’s Castle, 1933): Durante a Grande Depressão, a jovem Trina se envolve com o marginal Bill. Ela acaba engravidando e ele pensa em abandona-la. Com Loretta Young e Spencer Tracy.
Desejo (Desire, 1936):Madeleine de Beaupré rouba um colar de uma joalheria e parte para a Espanha. Lá conhece o jovem Tom Bradley. Com medo de ser descoberta, esconde a jóia entre as coisas de Tom. Com Gary Cooper e Marlene Dietrich.
A História Começou à Noite (History Is Made At Night, 1937): Jean Arthur é Irene, uma americana de passagem por Paris. Ela se apaixonará por Paul, um francês que a ajudou a escapar de falso flagrante de adultério armado por seu marido ciumento. Mas o romance dos dois é dificultado pelas artimanhas do maníaco.
A Mulher Proibida (The Shining Hour, 1938): Olivia é uma dançarina que se casa com um milionário. Mas seus problemas logo começam por causa da família dominadora dele. Com Joan Crawford, Margaret Sullavan e Melvyn douglas.
Três Camaradas (Three Comrades, 1938): O filme conta a história de três amigos que após a primeira grande guerra, tentam refazer suas vidas.
Tempestades d’Alma (The Mortal Storm, 1940): A família Roth leva uma vida tranquila em uma pequena vila nos Alpes alemães durante o início da década de 1930. Quando o nazismo chega ao poder, a família é dividida e Martin Brietner, um amigo da família é apanhado no turbilhão. Com James Stewart e Margaret Sullavan

 

Comente Aqui!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBiografia de Eleanor Parker
Próximo artigoNos Cinemas: Além da Morte (2017)
Formada em Letras, Design e Especialista em Estudos cinematográficos. É sobretudo uma curiosa sobre o cinema. Fundadora do site Cinemaclássico, estuda cinema desde 2002. Ama Charles Chaplin, Raj Kapoor e navega constantemente em filmes de todo o mundo.