Melhores Filmes de Omar Sharif

5223

O lendário Omar Sharif nasceu na Alexandria em 10 de abril de 1932 sob o nome de Michel Halhoub. Em sua vida profissional, atuou em 118 filmes entre 1954 e 2013, marcando seu nome na história do cinema. Um dos seus maiores sucessos foi Lawrence da Arábia, considerado o melhor filme épico por várias listas importantes, dentre elas a do AFI (American Films Institute). O ator também protagonizou Doutor Juvago (1965), também de Lean.

O ator estava afastado da vida pública, pois sofria do mal de alzheimer. Faleceu aos 83 anos no Cairo de um ataque cardíaco, como informou seu agente. Confira a lista de indicações de grandes filmes que contam com sua participação:

Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia, 1962) : A obra prima de David Lean.  Omar Sharif é Sherif Ali, apoiador dos ingleses. A entrada do Ali no filme, de maneira silenciosa e vindo através da poeira, quase fantasmagórica, se configura em uma das mais belas fotografias do cinema.
Doutor Jivago (Doctor Zhivago, 1965): Dirigido pelo mesmo David Lean. Durante a revolução Russa, Jivago, um poeta e médico, divide-se entre o amor de duas belas mulheres, interpretadas por Geraldine Chaplin e Julie Christie.

 

Genghis Khan (Idem, 1965): Dirigido por Henry Levin, acompanhamos a vida do imperador mongol desde a infância até a idade adulta. Omar interpreta o personagem título.
Funny Girl: A Garota Genial (Funny Girl, 1968): O filme dirigido por William Wyler traz às telas a vida da comediante Fanny Brice, interpretada aqui por Barbra Streisand. Omar interpreta seu primeiro marido, Nick.
O Vale da Morte (The Last Valley, 1971): Ambientado na guerra dos trinta anos. Vogel (Sharif) era professor, mas se encontra numa situação difícil, vivendo como um mendigo. Fugindo de um grupo de mercenários, chega em um vilarejo que aparentemente está calmo.
 A Noite dos Generais (The Night of the Generals 1967: Dirigido pelo grande Anatole Litvak, traz Omar como Grau, um major encarregado de investigar o caso de uma prostituta brutalmente assassinada.
Uma Amizade sem Fronteiras (Monsieur Ibrahim et les Fleurs du Coran, 2003) : Um dos mais tocantes filmes com a participação de Sharif, que recebeu César francês e um Leão de Prata no Festival de Veneza. Aqui ele interpreta um comerciante muçulmano que inicia uma amizade com um jovem rapaz.
 
Sementes de Tamarindo (The Tamarind Seed, 1974): Omar é dirigido por Blake Edwards, atuando ao lado de Julie Andrews. O filme conta a história de uma funcionária do consulado britânico que se apaixona por um militar russo. Tal relação gerará acusações de todos.
A Queda do Império Romano (The Fall of the Roman Empire, 1964): Mais um grande épico, dessa vez dirigido por Anthony Mann. O filme conta com um grande elenco: Christopher Plummer, ec Guinness e Stephen Boyd.
Mar de Fogo (Hidalgo, 2004): O Sheik Riyash (Omar),  convida um americano para participar de uma corrida no desesto da Arábia. Frank Hopkins decide aceitar.

Comente Aqui!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorA Face Oculta (1961)
Próximo artigoSim, eles eram cantores: Celebridades que gravaram álbuns musicais
Formada em Letras, Design e Especialista em Estudos cinematográficos. É sobretudo uma curiosa sobre a sétima arte. Fundadora do site Cinemaclássico, estuda cinema desde 2002. Ama Charles Chaplin, Raj Kapoor e navega constantemente em filmes de todo o mundo.