Personagens Famosos: Anna Karenina

172

O romance publicado pelo russo Leo Tolstoy em 1875 se tornou um dos mais traduzidos em todo o mundo. Publicado inicialmente em uma revista, teve o final apresentado apenas no livro final, lançado em 1877.  Anna Karenina é uma mulher burguesa, mãe e esposa que se apaixona perdidamente por outro homem. Como acontece com Madame Bovary, a sociedade faz o seu papel castrador e o seu fim também será a condenação.

E como o glamour e o adultério são assuntos que fascinam, sua heroína teve algumas adaptações no teatro, ópera, balé e musicais. Foi levada às telas em algumas adaptações, a primeira das quais apenas quatro anos após a morte do escritor. Mas ela ganhou o coração dos cinéfilos em 1927 quando uma sensual Greta Garbo caia nos braços de John Gilbert em Love.
A chamada do poster enfatizava tanto o título quanto o romance que os dois astros viviam fora das telas. A atriz reprisou o papel em 1935, em uma versão sonora que trazia o astro Fredric March como Vronsky. Ao pesquisar sobre as adaptações, descobri estarrecida que foram feitas apenas quinze. E aqui estão elas:

M. Sorochtina em Anna Karenina (1911): o filme russo foi perdido.
Mariya Germanova em Anna Karenina (1914): dirigida por Vladimir Gardin, também foi perdido.

 

Betty Nansen em Anna Karenina (1915): A primeira versão americana foi dirigida por J. Gordan Edwards e também é considerada uma versão perdida.
Irén Varsányi em Anna Karenina (1918): versão hungria foi dirigida por Márton Garas.

 

Lya Mara em Anna Karenina (1919): versão russa dirigida por Frederic Zelnik.

 

Greta Garbo em Love (1927): dirigido por Edmund Goulding, apresenta dois finais diferentes. Para a versão americana houve um final feliz. A versão para a Europa teve o final já conhecido. 

 

Greta Garbo em Anna Karenina (1935): Greta Garbo revisitou a personagem nessa que é a mais famosa das versões. Dirigida por Clarence Brown, foi aclamada pela crítica, trazendo um ótimo elenco e figurinos.

Vivien Leigh em Anna Karenina (1948): dirigida por Julien Duvivier, essa versão traz uma glamourosa Viven Leigh em um dos seus papéis mais significativos. O resto do elenco não chama tanto a atenção. 

Faten Hamama em Nahr al-hob (1960): E tem a versão egipcia também. Trazendo a história para os tempos atuais trazia Omar Sharif como Vronsky.

 

Claire Bloom em Anna Karenina (1961): Versão televisiva da Inglaterra que traz também no elenco Sean Connery.

 

Tatyana Samojlova em Anna Karenina (1967): Muitos consideram a versão russa a mais fiel ao livro. Samojlova  empresta todo seu talento a uma interpretação marcante e comovente.

 

Nicola Pagett em Anna Karenina (1977): A versão televisiva da BBC traz uma interpretação devastadora de Nicola Paggett.

 

Jacqueline Bisset em Anna Karenina (1985): Essa versão foi feita para a tv e trazia ainda Christopher Reeve como Vronsky.

 

Sophie Marceau em Anna Karenina (1997): Dirigida por Bernard Rose trazia ainda Sean Bean como Vronsky.

 

Helen McCrory em Anna Karenina (2000): Minissérie dividida em duas partes e Helen apresenta uma interpretação sólida da infeliz amante.

 

Keira Knightley em Anna Karenina (2012): Dirigida por Joe Wrigh, tem como grande destaque os figurinos e cenários. A interpretação de Keira dividiu os fãs.

 

Vittoria Puccini em Anna Karenina (2013): Minissérie dividida em duas partes. Esta versão é muito generosa e muito bem filmada. 

Comente Aqui!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCavaleiros da Bandeira Negra (1950)
Próximo artigoMil Séculos Antes de Cristo (1966)
Especialista em Cinema Clássico e Crítica Literária, é sobretudo uma curiosa. Fundadora do site Cinemaclássico, estuda o cinema desde 2002. Ama Charles Chaplin, Raj Kapoor e navega constantemente em filmes de todo o mundo.