Livro revisita os vestidos usados por Marilyn Monroe

50

Os vestidos usados por Marilyn Monroe estão gravados em nossa memória. William Travilla é o responsável por muitos dos vestidos usados pela atriz. Foi ele quem criou o vestido branco em The Seven Year Itch (1950) e o rosa que a atriz usava enquanto dizia que os diamantes são os melhores amigos das mulheres em Gentlemen Prefer Blondes (1953).

As histórias por trás das criações podem ser vistas no livro Dressing Marilyn, de Andrew Hansford. O livro traça a carreira de Travilla revisitando seus modelos mais famosos. A partir de 1952, quando foi para a 20th Century Fox, ele passou a ser o estilista oficial da loira, e criou para ela os vestidos para seus próximos oito filmes, de How to Marry a Millionaire (1953) a Bus Stop (1956).

Segundo relato de Hansford, quando Travelli e Marilyn se encontraram a alça do biquini dela quebrou e um seio ficou exposto. Talvez um conto sobre o encontro dos dois, mas o fato é que em uma entrevista, o estilista disse sobre a atriz: “Existem duas Marilyn Monroe, ou ela surgia da forma mais glamourosa e magnífica, como uma estrela de cinema, ou aparecia como uma pessoa propositalmente desajeitada. Marilyn não fazia nada sem pensar. Sabia exatamente o que queria e sempre o conseguia.”

Travilla sabia como usar a sensualidade de Marilyn, o que ele considerava um ato de amor, que ela retribuía em igual afeição: ‘Billy … Por favor, me vista para sempre, eu te amo, Marilyn’.
O vestido feito para Marilyn em How to Marry a Millionaire teve que cumprir com os requisitos do censor e cobrir a pele com um tecido da cor da pele. Mas é o cor de rosa usado no mesmo filme que se tornou icônico e imitado em todo o mundo. Originalmente o vestido seria mais sensual, mas o desenhista teve que mudar para um modelo mais sóbrio e elegante, já que nesse período explodiram as fotos do calendário em que a atriz aparecia nua e os estúdios temiam que os investidores se retirassem do filme caso houvesse vulgaridade.
Essa e outras histórias podem ser conferidas no livro, que conta ainda com vários croquis, fotos inéditas e desenhos feitos pelo estilista.

DRESSING MARILYN – HOW A HOLLYWOOD ICON WAS STYLED
Autor: HANSFORD, ANDREW
Idioma: INGLÊS
Editora: CARLTON UK
Assunto: Artes e Fotografia – Moda
Edição: 1
Ano: 2011

Comente Aqui!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorOs Amores de Greta Garbo
Próximo artigoDeborah Kerr de A a Z
Especialista em Cinema Clássico e Crítica Literária, é sobretudo uma curiosa. Fundadora do site Cinemaclássico, estuda o cinema desde 2002. Ama Charles Chaplin, Raj Kapoor e navega constantemente em filmes de todo o mundo.