Autor lança livro sobre a série Shazan, Xerife & Cia

213

A Editora Estronho está lançando, por meio da coleção TV Estronho, um livro Shazan, Xerife & Cia, de Saulo Adami. O escritor começa o livro dando um panorama da época em que a série começou a ser a exibida no Brasil, em 1972. É preciso que se diga que assistir TV naquela época era quase um evento social, já que não era raro muitos vizinhos se juntarem para ver episódios de novelas ou séries. Adami tinha apenas sete anos, e relembra com nostalgia aquele momento em que se tornou fã dos mecânicos que queriam rodar o Brasil em sua camicleta. Também pudera!

Foto: Memória Globo

A dupla surgiu inicialmente na novela O Primeiro Amor (1972), criados por Walter Negrão, e fez tanto sucesso que logo receberam o aval da Rede Globo para se tornar uma série que trazia o nome de Shazan, Xerife & Cia. Foi a primeira vez que isso ocorria no Brasil, se transformando no primeiro spin off de nossa história. Como explica o Adami, “os seus nomes – Shazan e Xerife – remetiam aos heróis das histórias em quadrinhos – e dos homens da lei do Velho Oeste dos Estados Unidos, que víamos em filmes e séries de TV”.

Foto: Memória Globo

Mas Adami não se furta apenas de falar sobre sua série preferida. Antes de adentrar nos detalhes sobre Shazan, o autor cita algumas outras que fizeram sucesso antes, como Capitão 7, O Vigilante Rodoviário e o Topo Gígio, contando um pouco da história de cada um. É um momento muito interessante, já que desperta o interesse em buscar informações sobre outros projetos antigos.

No livro também é possível conhecer um pouco mais sobre a telenovela O Primeiro Amor, onde a dupla atrapalhada apareceu pela primeira vez e saber um pouco mais sobre a camicleta (quase um terceiro personagem principal), origem dos nomes dos personagens e outras curiosidades, como o roteiro do episódio O circo. Adami não esqueceu também de trazer um guia dos episódios. Segundo o autor, apesar de não trazer todos os episódios completos, traz as sinopses e algumas notas.

Fonte: Memória Globo

Algumas curiosidades sobre a série:

– A camicleta foi criada por Stoessel Cândido, e inicialmente seria uma motocicleta com sidecar. E ela tinha quase vida própria. O sonho dos personagens era fazer dela um carro voador.
– Paulo José e Flávio Migliaccio criaram seus próprios figurinos.
– A série tinha 30 minutos de duração e foi exibida em 1972 no horário das 21 horas. No ano seguinte, tendo em vista o público mais jovem, passou a ser exibida as 18 horas.
– Shazan, Xerife & Cia marcava a primeira vez em que personagens de uma novela ganhavam uma série.
– Em 1998 os personagens foram homenageados em “Era uma Vez”, também de Walter Negrão.

Visite o site da Editora Estronho e garanta já sua edição de Shazan, Xerife & Cia. Aproveite também para conhecer outras edições da coleção clicando na imagem:

Comente Aqui!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMelhores Filmes de Anna Magnani
Próximo artigoBiografia de Vivien Leigh
Formada em Letras, Design e Especialista em Estudos cinematográficos. É sobretudo uma curiosa sobre o cinema. Fundadora do site Cinemaclássico, estuda cinema desde 2002. Ama Charles Chaplin, Raj Kapoor e navega constantemente em filmes de todo o mundo.