Galeria de Fotos de Dina Sfat

7014

Se estivesse viva, nossa querida Dina Sfat estaria completando 78 anos este ano.

Dina Kutner de Sousa nasceu em São Paulo em 28 de agosto de 1939. Filha de judeus polacos, estreou nos palcos em 1962 no espetáculo Antígone América. Trabalhando no teatro amador e no Arena, atuou em peças de autores consagrados, como Os Fuzis da Senhora Carrar de Bertold Brecht. Uma mulher obstinada, muitas vezes tinha sua principal característica confundida como agressividade. Ela chegou a declarar:

“Às vezes não quero dizer uma coisa, mas quando dou por mim, já disse. Tenho preguiça de mentir. (…) Quando estou alegre, sou alegre mesmo e a minha tristeza é uma fossa violenta”. (Revista A Cigarra).

Dina se consagrou no cinema em filmes como Corpo Ardente (1966), Macunaíma (1969) e Os Deuses e os Mortos (1970). Mas foi em novelas que ela se tornou mais conhecida, com papéis marcantes em Selva de Pedra, Fogo Sobre Terra, O Astro e Eu Prometo, dentre outros.

Foi casada durante 17 anos com o também ator Paulo José. Do relacionamento nasceram três filhas: Bel Kutner, Ana Kutner e Clara Kutner. A atriz descobriu um câncer no seio em 1986, e iniciou um longo tratamento. Ela faleceu, porém, em 20 de março de 1989, aos 49 anos. Fizemos uma galeria de fotos em sua homenagem. Clique nas imagem para amplia-la:

Comente Aqui!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMelhores Filmes de Ben Gazzara
Próximo artigoO Meninão (1955)
Formada em Letras, Design e Especialista em Estudos cinematográficos. É sobretudo uma curiosa sobre o cinema. Fundadora do site Cinemaclássico, estuda cinema desde 2002. Ama Charles Chaplin, Raj Kapoor e navega constantemente em filmes de todo o mundo.