Quem foi o diretor indiano Satyajit Ray

265

Quem foi o diretor indiano Satyajit Ray

Satyajit Ray foi um cineasta indiano nascido em Calcutá. Hoje em dia ele é  reconhecido como um dos maiores diretores do cinema do século XX. O Diretor indiano Satyajit Raydirigiu 37 filmes entre documentários e dramas. Ele marcou uma época com o seu cinema e influenciou outros diretores indianos.

Seu primeiro filme, A Canção da Estrada (Pather Panchali, 1955), ganhou 11 prêmios internacionais e faz parte da conhecida trilogia APU, que traz ainda os filmes Aparajito e Apur Sansar. Curiosamente, o filme foi feito sem nenhum tipo de ajuda. Por causa disso as filmagens pararam por diversas vezes. E demorou muito tempo para ser finalizado. Com o sucesso do primeiro filme, entretanto, o diretor recebeu financiamento para os próximos.

Satyajit Ray recebeu um Oscar por sua contribuição ao cinema que foi entregue por Audrey Hepburn, tornando-se um diretor premiado.

Vale salientar que os filmes de Ray não fazem parte de Bollywood, que é uma das principais indústrias do cinema mundial. O termo Bollywood nasceu da junção de Bombai (capital da Índia) com Wood, uma clara referência a Hollywood e tem como maior característica a musicalidade e musicais presentes em quase todos os filmes.

O Cinema Indiano, os beijos e a Censura

Comente Aqui!