George Hurrell, o fotógrafo que criou Estrelas!

450

As fotos realizadas por Hurrell definiram uma época. O fotógrafo conseguiu retratar os rostos mais conhecidos do cinema: Bette Davis, Jean Harlow, James Cagney, Joan Crawford (talvez a mais fotografada por ele), Marlene Dietrich e Mae West, entre outros.  Foram mais de 64 anos dedicados a criar imagens que venderam o status de estrelas das telas na era de ouro. As poses dramáticas e imortalizadas não deixavam dúvidas: estávamos diante de um dos profissionais com um entendimento único sobre iluminação, contrastes e técnicas de impressão.

Hurrell

George Edward Hurrell nasceu em 1 de junho de 1904 em Ohio. Seus primeiros estudos foram em artes e pintura. Após mudar-se para a Califórnia em 1924, conheceu alguns pintores que lhe incentivaram a procurar aprender também sobre fotografias. Iniciava-se aí um trabalho genial quando George descobriu que tinha em mãos uma maneira de ganhar muito dinheiro. Após fazer uma série de fotos para Ramon Novarro, foi chamado por Norma Shearer que amara o seu trabalho. A atriz desejava mudar sua imagem de uma maneira geral, deixando de ser vista como uma mulher pacata para uma mulher fatal. O resultado foi muito satisfatório, e Irving Thalberg, marido de Norma, o contratou como fotógrafo oficial da MGM. Após retratar dezenas de astros, ele sairia da companhia em 1938, fundando seu próprio estúdio. Após a guerra, George voltaria Hollywood, mas seu antigo estilo parecia não agradar mais, tinha caído em desuso. O fotógrafo iniciou uma nova carreira em Nova York, onde desenvolveu um trabalho junto a revistas e impressos que durou até a década de 80.

Você pode obter maiores informações sobre o fotógrafo em seu site oficial: http://georgehurrell.com/

George Hurrell faleceu em 17 de maio de 1992 em decorrência de um câncer na bexiga. Suas obras passaram a ser consideradas verdadeiras obras de arte vintage, sendo exibidas em exposições em todo o mundo. Confira alguns exemplos de fotos tiradas por ele em nossa galeria:

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS:

 

Comente Aqui!