23 de abril de 2025

Cigarro no Cinema: O Glamour e os Malefícios de uma Era

Descubra como o cigarro foi glamourizado no cinema, influenciando gerações. Conheça os astros que fumaram nas telas e os impactos desse hábito.

Clark Gable Joan Crawford

Hoje, sabemos dos malefícios que o cigarro traz à saúde, mas, durante os 100 anos de história do cinema, ele foi um símbolo de classe, charme e rebeldia. O cigarro e o cinema estiveram profundamente interligados, com grandes companhias assinando contratos milionários para que astros aparecessem fumando em cena. Esse hábito, glamourizado nas telas, influenciou gerações e deixou um legado complexo.

O Cigarro como Símbolo de Glamour

Nas décadas de ouro do cinema, era comum ver os astros acendendo cigarros em cenas icônicas. Joan Crawford, por exemplo, exalava tensão ao acender um cigarro atrás do outro enquanto aguardava o mocinho. Bette Davis, um dos maiores ícones da época, fumava em quase todas as suas cenas, consolidando a imagem de uma mulher forte e misteriosa.

Já nos anos 50, James Dean transformou o cigarro em um símbolo de rebeldia, com o acessório quase grudado em seus dedos. E quem não se lembra de Audrey Hepburn, que parecia exalar romantismo ao fumar em Bonequinha de Luxo? Essas cenas marcaram época, mas hoje são vistas como reflexo de um hábito nocivo.

O Impacto das Propagandas e as Vítimas do Vício

Não apenas nos filmes, mas também nas propagandas, o cigarro era glamourizado. Marcas utilizavam fotos de astros colecionáveis, incentivando o consumo. Infelizmente, esse hábito fez muitas vítimas, inclusive dentro da indústria cinematográfica.

Humphrey Bogart, Robert Taylor, o maior dos galãs de Hollywood, John Wayne e Yul Brynner foram alguns dos astros que faleceram em decorrência do vício. Brynner, inclusive, fez uma campanha contra o fumo pouco antes de sua morte, alertando sobre os perigos que ele mesmo enfrentou.

Um Hábito do Passado

Felizmente, os tempos mudaram. Hoje, sabemos dos malefícios do cigarro e o charme associado a ele ficou no passado. Podemos observar esse fenômeno como parte de uma época em que o fumo era quase universal. Confira abaixo alguns dos astros que fumavam dentro e fora das telas:

Elizabeth Taylor

Frank Sinatra

Gary Cooper

Jayne Mansfield

Judy Garland

Lane Turner e Lex Barker, 1955

Lauren Bacall

Lucille Ball

Marcello Mastroianni

Marilyn Monroe

Michael Caine

Paul Newman

Rita Hayworth

Robert Taylor e Ginger Rogers

Sean Connery

Shirley Temple e seu marido

Sophia Loren

Tony Curtis e Jack Lemmon making

Vivien Leigh

Zsa Zsa Gabor e Robert Taylor

Mais sobre a autora