Faleceu neste domingo, 16 de julho de 2017 o diretor americano George A. Homero. Ele tinha 77 anos e lutava contra um câncer de pulmão. Segundo o amigo e produtor Peter Grunwald, ele faleceu escutando seu disco preferido, a trilha sonora de “Depois do Vendaval” (1952) e cercado por sua esposa Suzanne e filha Tina. Ele tinha mais dois filhos, dentre os quais cineasta George Cameron Romero .
O diretor nasceu em Nova York, em 4 de fevereiro de 1940. Após se formar, começou sua trajetória fazendo curtas e pequenos comerciais para a televisão. Pouco tempo depois fundou a Image Ten Productions.
“A noite dos mortos-vivos, lançado em 1968 foi um filme com um baixo investimento, mas que logo se transformou em uma febre para os espectadores. Com uma arrecadação de US$ 30 milhões, acabou também se tornando um cult e marcaria uma nova época para filmes de zumbis. Dez anos depois ele lançaria Dawn of the Dead, que também faturaria alto, cerca de 55 milhões de dólares em todo o mundo.
Fora de sua franquia zumbi, Romero também esteve por trás de outros projetos, como “O exército do extermínio” (1973), “Cavaleiros de aço” (1981) e episódios das séries “Galeria do terror” e “The winners”.
Seu último trabalho creditado foi em “Day of the Dead”, do diretor Hèctor Hernández Vicens, em que aparece como coautor por ter criado os personagens do filme.