Como eram as propagandas de filmes antigamente: os lobby cards

638

Hoje em dia a propaganda de um filme é feita de maneiras diversas, seja através de revistas, tv, redes sociais (youtube, facebook, instagram, dentre outros) e até mesmo digital Influencers. Antigamente também eram feitas propagandas de filmes e atores através de revistas de fãs.

Mas uma maneira bem eficiente e bonita de fazer propaganda era através dos lobby cards. Os lobby cards eram aqueles cartões com um mini poster do filme.

Quando surgiram os Lobby Cards?

Os cartões de lobby eram uma maneira de fazer propaganda de determinado filme e foram usados desde o início do cinema. Eles começaram a ser produzidos na década de 1910 e eram deixados nas entradas e portarias das salas de exibição. Na década de 20, a arte era feita preferencialmente em preto e branco, mas logo o design foi mudando e novas cores foram sendo adicionadas.

No início vários pedaços da trama eram mostrados na imagem ou então uma cena de destaque, apresentando uma ampla variedade de estilos artísticos. Os chamados lobby eram semelhantes aos posters, só que menores, feitos em 27 cm x 41 centímetros. Normalmente eram feitos em conjunto de oito, cada um com uma cena diferente do filme.

Só que com a evolução do cinema esses cartõezinhos começaram a sumir e os estúdios deixaram de distribuir. Agora imagina ter uma recordação dessas? Hoje em dia algumas distribuidoras de dvds como a Obras Primas do Cinema trazem em suas edições cartões similares àqueles. Sites como ebay chegam a comercializar algumas relíquias.

Separamos alguns exemplos de cartões para vocês admirarem o quanto eram bonitos. Em alguns podemos ver astros como Clara Bow, Tony Curtis, Boris Karloff, Peter Lorre, entre outros:

Gostou? Compartilhe com seus amigos e confira também:

Atrizes famosas com seus filhos

Comente Aqui!