– O Oscar foi criado em 1927 por Cedric Gibbons, diretor artístico da MGM, e mostra um homem nu, em cima de um rolo de celuloide, e segurando uma espada.
– A estatueta pesa 3kg e mede 35cm de altura, sendo modelado em bronze e folheado em ouro. Somente durante a II Guerra mundial, as estatuetas foram feitas em gesso, mas tão logo a guerra terminou, os ganhadores foram restituídos por modelos originais.
– Ao perder o Oscar em 1942 por “Um Rosto de Mulher” para Greer Garson, Joan Crawford chegou a declarar que o prêmio se tratava apenas de uma politicagem injusta. Mas ao receber em 1945 por “Mildred Pierce”, discursou, emocionada, em sua cama:
“Agora sinto-me complemente realizada na minha carreira e na minha vida, pois recebi o prêmio mais justo do mundo!”
– Após um discurso de 45 minutos de Greer Garson em 1943, quando recebeu a estatueta por “Rosa da Esperança”, a Academia resolveu limitar o tempo de agradecimentos para 60 segundos.
– Até 1960, O Oscar era realizado no “Pantages Theatre” de Hollywood. Mas depois de se tornar pequeno demais, passou a ser realizado no “Santa Mônica Auditorium”.
– Elizabeth Taylor recebeu à contragosto o Oscar pelo filme que menos gostou de fazer: “Butterfield 8”. Ela fizera o filme obrigada, e sabia que eles só lhe deram o prêmio devido aos seus problemas recentes de saúde (a mesma estivera doente durante um longo tempo e ficara com uma cicatriz na garganta). Anos depois ela recebera com orgulho o Oscar por “Quem tem medo de Virgínia Woolf?”, e declarou: