A partir de hoje lançarei uma série de matérias que falam um pouco sobre o sistema de estrelas, o chamado star system. Aguardem, pois talvez alguns terão grandes surpresas. Na primeira delas falarei sobre cabelos.
Primeiramente vamos desmistificar algo. Não existe perfeição. Nem em Hollywood. As estrelas clássicas podiam ser naturalmente belas, mas dificilmente apareceriam de cara lavada na frente das câmeras. A mitificação de suas pessoas fazia parte do sistema de estrelas. Coloca-los em patamares quase de deuses ampliava a visão de pessoas intocáveis. E os estúdios não conheciam limites quanto a isso. A maior parte dos astros antigos que conhecemos passou por processos estéticos desde os mais simples aos mais severos. Alguns chegaram a fazer cirurgias para se transformarem no que hoje conhecemos. A primeira surpresa é que:
A grande maioria usava perucas
E isto era mais comum do que você imagina. Os itens fabricados pela Max Factor comprovam que 9 entre 10 estrelas, talvez exceto a Lassie, usavam perucas. Este hábito se tornou muito comum a partir da década de 30 e funcionava basicamente assim: Uma vez que as estrelas eram contratadas pelos estúdios, eram enviados para os os técnicos que tiravam as medidas de suas cabeças e criavam um bloco de madeira com seus moldes. Esses moldes eram guardados e utilizados posteriormente.
Na medida em que os atores eram selecionados para algum filme (e não só os filmes de época) os esboços dos figurinos e perucas iam para os cabeleireiros. O passo seguinte era a criação de vários modelos para serem utilizados durante os filmes e trocados ao longo dos dias. Isso era necessário, pois com o suor e poeira dificilmente alguém iria usar alguma dois dias seguidos. Esses apliques foram utilizadas usualmente até por volta da década de 60.
E se as mulheres utilizavam bastante, os homens também fizeram usos estéticos. E os garotos sofriam com um problema grave: a calvície. Evidentemente alguns tentavam disfarçar penteando os cabelos para frente, mas isso não era suficiente. Logo, os estúdios também providenciavam apliques, topetes e perucas que serviam graciosamente e mantinha a áurea de divos. Alguns podem não saber, mas esses astros eram clientes usuais da Max Factor.
Obviamente, com o passar dos anos os cabelos naturalmente envelhecem, como nossos rostos. Muitas estrelas continuaram usando perucas por questões estéticas. Talvez o hábito alimentado durante décadas tenha contribuído para isto também. Algumas escondiam até o fim, mas era evidente o uso:
Após se aposentarem, algumas atrizes preferiram manter um tom natural, utilizando-se de seus cabelos. Isso era bem raro na América Obviamente tínhamos o time daquelas que preferiam usar seus cabelos ao natural:
Após os anos dourados, muitos desses itens, tanto os moldes quanto algumas perucas utilizadas pelas celebridades foram colocados à venda. O site Icollector exibe vários deles que ficavam expostos no Hollywood Entertainment Museum.
Na próxima matéria continuaremos falando um pouco mais sobre questões estéticas em Hollywood. Espero que vocês realmente curtam essas matérias.