Bernard Newman, O figurinista preferido de Ginger Rogers e Irene Dunne

404

Bernard Newman era o estilista preferido de Irene Dunne e Ginger Rogers. Com a última, firmou uma parceria que trouxe alguns dos mais inesquecíveis figurinos do cinema.

Antes de partir para Hollywood, Newman estudou artes em Paris. Iniciou a carreira na ergdorf Goodman, uma famosa loja de departamentos que fazia roupas de luxo. A atriz Kay Francis era uma de suas mais assíduas clientes. Em 1933 foi indicado por Irene Dunne à RKO, iniciando um trabalho como figurinista chefe por dois anos. Nesse período conheceu Ginger Rogers, que se tornaria sua amiga e cliente. Os dois firmaram uma parceria em 9 filmes, sendo os mais famosos Top Hat, Roberta e Swing Time.

Bernard ao lado de Irene Dunne e Randolph Scott em 1935

Para O Picolino (Top Hat, 1935), ele uniu forças com a atriz que queria algo luxuoso, em tons azuis que lembrassem as telas de Monet, e que se tornasse visualmente belo mesmo através da fotografia em preto e branco. Lembre-se que mesmo sem os tons coloridos, eram muito importantes as tonalidades escolhidas, pois havia todo um estudo sobre os efeitos de luz e sombras. Feito em cetim e com penas de avestruz, trazia as costas nuas, lançando moda no período. O arremate final ficava por conta de uma grande joia presa, que mostrava parte das costas.

Foi Roberta (1935) que exigiu os maiores gastos. Cerca de 250 mil dólares foram investidos em roupas e jóias que são simplesmente fabulosos. Ginger chegou a declarar que “as roupas que Bernard Newman preparou para mim e Irene eram excepcionalmente inteligentes e bonitos. O vestido de ouro lamé que usei tinha comprado em Nova York como parte de meu enxoval. Essa foi a primeira vez que usei um vestido pessoal em um filme, e só o fiz porque foi o Bernard que o projetou”.

Bernard em 1958

Ele retornaria à Bergdorf Goodman após o contrato de dois anos, mas isso não impediria de fazer outros vestidos para musas como Katharine Hepburn, Joan Crawford e Bette Davis em vários estúdios como Columbia e Warner Bros. O figurinista nascido em 18 de novembro de 1903, faleceu em 30 de novembro de 1966. Confira seu legado:

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIA-LAS

 

Comente Aqui!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBiografia de Gloria Swanson
Próximo artigoVisitando o rancho de John Wayne
Especialista em Cinema Clássico e Crítica Literária, é sobretudo uma curiosa. Fundadora do site Cinemaclássico, estuda o cinema desde 2002. Ama Charles Chaplin, Raj Kapoor e navega constantemente em filmes de todo o mundo.