Mickey Rooney e a Série de filmes de Andy Hardy

194

A série de filmes que traziam Andy Hardy e sua família levava milhares de pessoas aos cinemas na década de 30. O carro chefe das histórias adolescentes fez com que seu astro, Mickey Rooney, enchesse os cofres da MGM e também os seus. A série também serviu de plataforma para o lançamento de várias atrizes adolescentes como Judy Garland, Ann Rutherford, Lana Turner, Kathyrin Grayson e June Preissier. Elas surgiam em cada filme como o novo interesse do personagem principal.

As histórias eram um tanto quanto repetitivas de Andy, que passada a tempestade, resolvia sempre seus problemas no final, além de sempre tirar uma boa lição de cada uma delas. Seu pai era o bom juiz Hardy, sempre a postos e com uma palavra justa sobre as confusões em que seu filho eventualmente se metia. As aventuras, diga-se de passagem, eram bobas mas fascinavam o público que se acostumou ao bom mocismo do adolescente que era incapaz de sair de casa sem forrar sua cama. Andy era o filho perfeito, mas tremendamente infiel. No entanto, era um bom amigo e sempre bem intencionado irmão e filho. Além disso, era o garoto mais bacana da escola.

Seu sucesso fez com que fossem lançados 16 filmes ao longo de duas décadas. O primeiro deles veio em 1937, e até então não havia pretensão em se criar uma série de filmes. Em 1956 Mickey quis produzir um retorno do personagem, mas ficava claro que o mundo de Andy Hardy, assim como seu público haviam envelhecido. A vida cor de rosa do personagem ficara inteiramente para trás.  Confira os episódios:

Uma Questão de Família / A Family Affair (1937): baseado na peça de Aurania Rouverol, o filme trazia Lionel Barrymore como o Juiz Hardy e Spring Byington como a Sra Hardy. Margareet Marquis era a eterna namorada Polly. Quando soube que viriam outros filmes, Barrymore e Byington exigiram cachês milionários. Foram substituídos.
Aproveite a Mocidade! / You’re Only Young Once (1937): O segundo filme da série trouxe Lewis Stone substituindo permanentemente Lionel Barrymore como o juiz Hardy e Fay Holden no lugar de Spring Byungton. Ann Rutherford assumia o papel de Polly. Permaneceram do elenco anterior apenas Rooney, Cecilia Parker e Sara Haden.
Amor de Criança / Judge Hardy’s Children (1938): Dessa vez Andy Hardy, sempre apaixonado, se interessa pela filha do embaixador da França.
O amor encontra Andy Hardy / Love Finds Andy Hardy (1938): Um dos mais famosos da série, grande parte por causa da presença de Lana Turner e Judy Garland. Andy se envolve com três garotas diferentes ao mesmo tempo. Esse foi o primeiro filme da MGM que trouxe parte da trilha sonora em som estereofônico.
Andy Hardy, Cowboy / Out West com os Hardys (1938): Filme de estréia de Tom Neal.
Andy Hardy Milionário / The Hardys Ride High (1939): Dessa vez o juiz herda dois milhões de dólares e a família se muda para Detroit. Um terreno fértil para mais aventuras amorosas de Andy.
Andy Hardy é o Tal / Andy Hardy Gets Spring Fever (1939): Dessa vez Andy Hardy se apaixonapor sua professora, Rose Meredith (Helen Gilbert).
Andy Hardy Banca o Sherlock / Judge Hardy and Son (1939): A mãe de Andy está com problemas de saúde. Além disso, o juiz tem que ajudar um casal de idosos que está prestes a ser despejado. O filme conta com a participação de June Pressier.
Andy Hardy e a Gran-fina / Andy Hardy Meets Debutante (1940): Judy Garland retorna como a grande amiga de Andy. Mais uma vez, a dupla fez enorme sucesso nas telas.
A Secretária de Andy Hardy / Andy Hardy’s Private Secretary (1941): Quase chegando na idade adulta, Andy acha que precisa de uma secretária, e interpreta uma, interpretada por Kathryn Land.
Andy Hardy Cava a Vida / Life Begins for Andy Hardy (1941): Andy está se formando, e seu pai sonha que ele faça a faculdade de direito. Mas Andy ainda está muito indeciso quanto a seu futuro. Nem mesmo a ajuda de sua amiga Betsy (Judy) parece persuadi-lo.
O Idílio de Andy Hardy / The Courtship of Andy Hardy (1942): Donna Reed faz uma participação que anteriormente estava destinado a Ava Gardner.
A Dupla Vida de Andy Hardy / Andy Hardy’s Double Life (1942): Esther Williams faz sua estréia nas telas aos 20 anos. Enquanto isso, Ann Rutherford se despede da série.
Andy Hardy Prefere as Louras / Andy Hardy’s Blonde Trouble (1944): Finalmente Andy chega à universidade e se interessa por uma bela loira. Ele desconhece que a garota tem, porém, uma irmã gêmea. Com Bonita Granville, Lee e Lyn Wilde e Herbert Marshall.
A Paixão de Andy Hardy / Love Laughs at Andy Hardy (1946): Andy retorna do exército e logo se interessa por uma bela cantora. Esse foi o primeiro filme feito por Mickey após ele sair do exército, . Assim como ele, seu personagem também retorna do exército e para sua namorada Kay (Bonita Granville).
Andy Hardy Comes Home (1958): Mickey quis produzir esse filme lançado 12 anos após o último. A atriz Ann Rutherford recusou o convite. O ator chamou Patricia Brelin e seu filho Teddy, que apareceu como o filho de Andy. Judy Garland e Lewis Stone (falecido em 1953) aparecem em fotos e lembranças do personagem.

 

Comente Aqui!