Dentre as principais características de sua obra estão os longos planos em movimento, a atenção dada aos cenários e uma estreita relação entre as angústias de seus personagens e o ambiente. Crimes d’Alma, seu primeiro longa, já traz traços de sua genialidade tantas vezes considerada tediosa por alguns. Mas foi com A Aventura (1960) que ele ganhou destaque e amadureceu seu estilo. Com A Noite (1960) e O Eclipse (1962) formou a trilogia sobre a alienação. O diretor também voltou seu olhar para filmes que observavam outros locais como o documentário Chung Kuo (1972) e Blow-Up (1966), um de seus mais icônicos filmes. Seu primeiro filme colorido foi Il Deserto Rosso (1964).
O diretor formado em economia chegou à Roma em 1940, quando começou seus estudos na Cinecittà. Lá conheceu diversos cineastas e artistas com quem criaria forte vínculo em filmes posteriores. O cineasta que influenciou outros diretores de nossa geração, como Stanley Kubrick e Wim Wenders, trabalhou com Roberto Rossellini de quem era grande admirador.
Antonioni seguiu um caminho diversos de seus colegas de época, que caminhavam alinhados com o neorrealismo italiano, forte corrente que ganhou força após a segunda guerra mundial. Apesar de se identificar como um marxista, Antonioni dificilmente desenvolveu um trabalho mais voltado para a classe trabalhadora, preferindo focar na burguesia. Mas é importante notar como muitos desses personagens podem ser vistos como pessoas alienadas e frívolas. Um exemplo disso é o casal de A Noite, que vive seus últimos tempos juntos e não conseguem viver em harmonia. Blow-Up, por sua vez, mostra o mundo de um fotógrafo de moda, rodeado por belas modelos frívolas e alheio ao mundo. Antonioni também trabalhou para a MGM, após assinar um contrato com Carlo Ponti.
O diretor não era uma unanimidade no seu meio, por causa de seu estilo lento, e tinha como ferrenhos críticos: Ingmar Bergman (que falava o quanto seu cinema era tedioso), François Truffaut (que falou que era o único diretor importante sobre quem ele não tinha nada a dizer) e Orson Welles (que disse certa vez que ver um filme dele era como estar morto).
O diretor partiu no mesmo dia que seu colega de profissão. Tanto ele quanto Ingmar Bergman faleceram em 30 de julho de 2007. Vamos a uma seleção de filmes de Antonioni:
As Amigas (1955): Clelia deixa Roma para abrir um novo saloon em sua terra natal. Em sua primeira noite, a mulher da porta ao lado toma uma overdose de pílulas. Clélia envolve-se com a intenção de ajudar, assim tornando-se amiga.
Blow-Up – Depois Daquele Beijo (1966): Thomas (David Hemmings) é um fotógrafo de moda que não suporta mais o mundo em que vive, no qual jovens mulheres o perseguem para serem fotografadas na esperança de se tornarem grandes modelos. Um dia, ao passar por um parque de Londres, ele vê um casal à distância e resolve fotografá-los. Ao vê-lo Jane (Vanessa Redgrave) corre ao seu encontro, pedindo que lhe entregue os negativos das fotos. Ele se recusa e vai embora, mas ela descobre o endereço de seu estúdio e vai visitá-lo. Lá Jane tenta seduzi-lo e Thomas a engana, entregando outro rolo fotográfico. Ao revelar as fotos, Thomas percebe que pode ter documentado, sem querer, um assassinato.
Identificação de uma Mulher (1982): Após ser abandonado pela esposa, um diretor de cinema tem a idéia de fazer um filme sobre as relações amorosas femininas. Então, ele sai em busca da atriz ideal para interpretar a protagonista do filme e, também, de sua vida.