Por Diego Nunes da Página Memória Cinematográfica
O famoso navio Titanic naufragou no dia 15 de abril de 1912, matando mais de mil e quinhentas pessoas. A tragédia com o navio ficou mundialmente famosa e já gerou diversas versões cinematográficas, além do grande sucesso de bilheterias estrelado por Leonardo Di Caprio e Kate Winslet. Confira algumas das adaptações levada às telas:
Saved From Titanic (1912)
O primeiro filme sobre o naufrágio foi feito imediatamente após a tragédia. Foi lançado nos cinemas menos de um mês depois do ocorrido, em 14 de maio daquele ano. Produzido pela Eclair, o filme foi protagonizado pela atriz Dorothy Gibson. Dorothy era uma estrela do estúdio e realmente estava a bordo do famoso navio, sendo uma das sobreviventes do desastre. A atriz usou no filme a camisola que usava quando foi resgatada em um dos botes salva-vidas. Filme perdido.
La Hantise (1912)Filme francês dirigido por Louis Feuillade e protagonizado pelo astro do cinema mudo francês René Navarre (de Judex e Fantomas). Contava a história de uma mulher que ia numa quiromante e está lhe diz que seu amado irá morrer em um naufrágio, à bordo do Titanic. Chamado nos Estados Unidos de “The Obsession”.
Versão alemã da tragédia, contava com efeitos especiais que impressionaram na época, com uma miniatura do barco usada na cena do naufrágio. Tinha 35 minutos de duração, três vezes mais do que costumavam ter os filmes da época. Feito em preto e branco, algumas cenas foram matizadas (coloridas) para causar mais impacto. O filme foi dado como perdido no ano de 1914. Mas em 1998 um colecionador de filmes botou sua coleção à venda, e uma cópia desta obra foi encontrada no acervo.
Atlantic (1929)
Nos primeiros dias do cinema sonoro os estúdios não sabiam como vender filmes falados em inglês para países com línguas diferentes. Sem dominar ainda a técnica da dublagem e da legendagem, para não perder público, produzia a mesma versão de filmes falados em diversos idiomas e Atlantic foi um destes casos. Uma superprodução inglesa, estrelada por Madeleine Carroll, foi a primeira versão falada da tragédia. O final do filme foi alterado, retirando a cena dos sobreviventes nos botes vendo as pessoas morrendo afogadas, para não traumatizar ainda mais os sobreviventes ainda vivos na época. Teve versões em francês, Atlantis (1930) e alemão, Altantik (1929). Ewald André Dupont dirigiu as três versões.
Cavalgada (Cavalcade, 1933)
Vencedor do Oscar de melhor filme, melhor diretor (Frank Lloyd) e melhor direção de arte, e indicado na categoria de melhor atriz (Diana Wynyard), o filme não é exatamente sobre a tragédia do navio inglês, mas mostra um panorama da vida britânica entre os anos de 1899 a 1933. Em um momento do filme um casal de lua de mel em um elegante cruzeiro discute o futuro em uma cena romântica. Ao final da cena, um close up em um dos salva vidas do barco revela que Edward Marryot (John Warburton) e Edith Harris (Margaret Lindsay) estão a bordo do Titanic. Frank Lawton, um dos astros do filme interpretaria futuramente o empresário J. Bruce Ismay, presidente da White Star Line (o homem que mandou acelerar o navio), no filme Somente Deus Por Testemunha.
Titanic (1943)
Uma superprodução da Twenty Century Fox, contava a história de uma mulher norte-americana (Barbara Stanwick) casada com um nobre inglês (Cliffton Webb). Cansada da vida sofisticada e cheia de formalidades ela embarca no Titanic com os filhos para fugir do marido, mas ele descobre os planos e compra de última hora uma passagem de um imigrante da terceira classe. Um drama com um elenco estrelar, que também incluía o jovem Robert Wagner, Thelma Ritter, Brian Aherne e Richard Basehart. No elenco ainda, fazendo figuração, o ator Edmund Purdon fazendo sua estreia no cinema e Mae Marsh e Harold Miller, duas antigas estrelas do cinema mudo em decadência. Foi indicado ao Oscar de melhor direção de arte em filme em Preto e Branco e ganhou o Oscar de melhor argumento.
Somente Deus Por Testemunha (A Night to Remember, 1958)
Produção inglesa, foi o primeiro filme que tentou ser fiel aos relatos dos sobreviventes e material escrito por historiadores. Elizabeth Dowdell, uma das sobreviventes originais do navio, dividiu a atenção com o elenco durante a estreia do filme nos Estados Unidos. O filme venceu o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro em língua inglesa. No elenco Kenneth More, Robert Ayres, Frank Lawton, Werner Klinger e a futura “Bond Girl” Honor Blackman. Também dos filmes de James Bond o ator Desmond Llewelyn, que interpretou o Agente Q em dezessete filmes da franquia. No elenco ainda o ator Bernard Fox (o Dr. Bombay da série A Feiticeira), que participaria do filme Titanic de 1997. Primeiro filme do ator Jeremy Bulloch, que faz um pequeno papel como um menino que pula na água durante o naufrágio. Jeremy ficaria famoso ao dar vida a Boba Fett na saga Star wars.
A Inconquistável Molly (The Unsinkable Molly Brown, 1964)