Personagens Famosos: Zorro no Cinema

963

Heróis que lutam contra os poderosos em prol do povo sempre fizeram sucesso. E assim como o famoso fora-da-lei Robin Hood, este também fez bastante sucesso nas telas.

O personagem foi criado em 1919 por Johnston McCulley e a primeira história foi “A maldição de Capistrano”. O criador lançaria num total 60 historinhas do herói de capa e espada. A inspiração para o personagem veio de um figura real: Joaquín Murieta, um mexicano que defendia seu povo das barbáries. Por causa de seu comportamento, foi chamado de o Robin Hood do Oeste ou do El Dourado e viveu seu ponto auge na década de 1850. Outras fontes citam o irlandês William Lamport como personagem real. Outra fonte de inspiração foi o justiceiro Pimpinela Escarlate, criado pela inglesa Emmuska Orczy.

Zorro na verdade tem uma origem nobre. Don Diego de la Vega é um jovem de família rica de origem espanhola. Sua aparência era bastante inofensiva, com trejeitos bastante aristocráticos, o que fazia com que ele não fosse tomado como uma ameaça pelos corruptos. Usando uma máscara ele se transformava em Zorro, e contava com a ajuda de seu fiel mordomo, Bernardo. Montado em seu alazão negro, ele partia para fazer a justiça com as próprias mãos.

Além do cinema, Zorro também se tornou bastante popular por causa da série televisiva da Disney, que ficou no ar entre 1957 e 1961 e que trazia Guy Williams no papel principal.

No cinema Zorro esteve presente em várias versões, sendo estas as mais famosas:

Douglas Fairbanks em A Marca do Zorro (1920) e O Filho do Zorro (1925)
Reed Hadley em Legião do Zorro (1939)
Tyrone Power em A Marca do Zorro (1940)
Guy Williams em Zorro, a série (1957)
Alain Delon em Zorro (1975)
Antônio Banderas em A Máscara do Zorro (1998) e A Lenda do Zorro (2005)

Fontes: aventurasnahistoria, folha, imdb

 

Comente Aqui!