Personagens Icônicos do Cinema: A Fascinante Madame DuBarry nas Telonas
Conheça as principais representações de Madame DuBarry no cinema e descubra como essa figura histórica foi retratada em grandes clássicos das telonas.

Jeanne Bécu, mais conhecida como Madame Du Barry, foi uma das figuras mais fascinantes do século XVIII, famosa por seu romance com o rei Luís XV da França.
Nascida em Vaucouleurs, em 19 de agosto de 1743, Jeanne teve uma educação privilegiada, custeada pelo amante de sua mãe. Aos 15 anos, deixou o convento e exerceu diversas profissões até chamar a atenção do conde Jean-Baptiste DuBarry. Passou a viver com ele e, anos depois, foi introduzida na corte francesa. O inevitável aconteceu: o rei de 58 anos se encantou pela jovem de 20. Para torná-la socialmente aceitável, casou-a com Guillaume du Barry, irmão de Jean, e oficializou-a como sua amante real.
Por volta de 1769, Madame Du Barry já era uma figura onipresente nos salões aristocráticos. Durante seu tempo na corte, patrocinou artistas e intelectuais, incluindo o pintor Hubert Drouais, que a retratou em diversas obras. No entanto, sua influência sobre o rei também lhe rendeu inimigos poderosos, que a acusavam de manipular o monarca.
Seu “reinado” terminou com a morte de Luís XV. Exilada da corte, tornou-se amante do duque de Brissac, um nobre rico. Com a Revolução Francesa, foi uma das primeiras perseguidas, acusada de conspiração. Presa, tentou subornar autoridades para escapar, mas sem sucesso. Levada ao cadafalso em 1793, denunciou vários aliados antes de ser executada. Aos 50 anos, morreu suplicando por mais tempo – em vão.
Madame Du Barry foi imortalizada no cinema em várias produções. Sua primeira aparição foi em “The Seats of the Mighty” (1914), interpretada por Marjorie Brenner. Outras adaptações, como a de 1917, basearam-se no romance “Memórias de um Médico”, de Alexandre Dumas. Abaixo, destacamos apenas os filmes em que ela é a protagonista:
Mrs. Leslie Carter em DuBarry (1915), de Edoardo Bencivenga
Theda Bara em Madame Du Barry (Du Barry, 1917), de J. Gordon Edwards – Infelizmente esse filme está perdido
Pola Negri em Madame DuBarry (Passion, 1919), de Ernst Lubitsch
Norma Talmadge em Du Barry, A Sedutora (Du Barry, Woman of Passion, 1930), de Sam Taylor
Dolores del Rio em Madame Du Barry (1934), de William Dieterle
Sari Barabas em Die Dubarry (1951), de Georg Wildhagen
Martine Carol em Madame du Barry (1954), de Christian-Jaque
Gail Robinson em Die Dubarry (1975), de Werner Jacobs