15 Fatos surpreendentes que te farão amar Boris Karloff

5095

1. Boris Karloff nasceu William Henry Pratt em 23 de novembro de 1887 em Londres.

Ele tinha um apelido muito carinhoso: Billy. Não há um consenso sobre a mudança de seu nome para Karloff, tendo várias teorias. A mais plausível seja o constrangimento de sua família que não aprovava sua carreira como ator. Para não envergonha-los ele assumiu outro nome.

2. Sua carreira em Hollywood começou quando ele já tinha 44 anos.

Foi em Frankenstein (1931), mas antes disso ele já tinha bastante experiência nos palcos, tendo começado a trabalhar no Canadá.

3. Seu reencontro com a família apenas em 1933 quando retornou à Europa. Ele tinha medo de ser mal recebido.

Ao invés disso seus irmãos o receberam bem e gostaram de sua fama mundial. Nesta foto o reencontro deles. Até o final da vida, ele assinou em todos os papéis de contrato ou documentos oficiais seu nome real, William H. Pratt.

4. Quando estava batalhando para ser ator ele trabalhou em vários ofícios no Canadá enquanto excursionava fazendo peças.

Alguns desses serviços eram bastante pesados e acabaram por abalar sua saúde durante toda a vida. Por conta disso ele não foi aprovado para Primeira Guerra Mundial.

5. Antes de chegar ao estrelato em Hollywood ele fez vários filmes mudos, ganhando muito pouco.

Enquanto isso trabalhava ajudando a construir casas e escavando valas. Tempos difíceis. Ninguém diria que seria fácil.

Boris em A Múmia

6. O primeiro filme que fez com que ele chamasse a atenção foi O Código Penal (The Criminal Code, 1931), de Howard Hawks.

Era um drama policial que serviu para que ele fosse notado pelos produtores.

7. O traje usado em Frankenstein era muito pesado.

Somente as botas pesavam 11 kilos e o traje era por si só pesado. Além disso ele passava horas fazendo sua maquiagem.

8. Frankenstein fez com que ele fosse levado a fazer outros filmes de terror.

Dentre os mais famosos foi A Múmia (The Mummy, 1932), onde ele interpretava Imhotep. Com isso ele se tornou um dos principais nomes do terror da Universal, fazendo parcerias com outros nomes como Bela Lugosi e Peter Lorre. Aliás, não resisto a colocar uma foto icônica de Vincent Price, Peter Lorre, Basil Rathbone eBoris Karloff m  ‘The Comedy of Terrors’.

Boris Karloff nos sets de The Bride of Frankenstein, 1935

9. A partir da década de 1940 ele voltou aos palcos e se dedicou também à tv

E passou a se apresentar em algumas peças na Broadway. Enquanto isso permanecia fazendo filmes ao lado de Bela Lugosi, sempre de terror. Ele também fez muitas participações em programas de rádio e na tv.

10. 1962 marcou sua despedida do mostro que o consagrou.

Ele vestiu a maquiagem pela última vez em 1962 na série de tv Route 66, que também contou com a presença de Peter Lorre e Lon Chaney Jr. Mas ele ainda continuaria fazendo outras participações em séries de tv.

Boris Karloff nos bastidores de A Mumia

11. Boris terminou a carreira fazendo filmes de baixo orçamento no México

Ele apareceu em quatro filmes: The Snake People , The Incredible Invasion , Fear Chamber e House of Evil.

12. Apesar de fazer papéis em filmes de terror ele era visto como um homem muito simpático e bastante carinhoso.

E ele nunca foi inimigo de Bela Lugosi como muitos gostam de falar. Além disso, a partir da década de 40 ele anualmente passou a se vestir de papai noel para entregar presentes para crianças com deficiência física em um hospital em Baltimore. Olhem só essa foto:

13. Boris se casou cinco vezes.

Com Grace Harding (1910 – 1913), Montana Laurena Williams (1920 – 1922), Helene Vivian Soule (1924 – 1928), Dorothy Stine (1930 – 1946) e Evelyn Hope Helmore (1946 até sua morte em 1969).

14. Mas teve apenas uma filha, Sara Karloff.

Ela foi fruto de seu casamento com Dorothy Stine e nasceu em 1938. Ele era um pai muito amável e carinhoso, como pode ser visto nesta fotos:

Boris Karloff: Essa foto indica que foi tirada no apartamento pertencente ao ator no Dakota, mas não tenho certeza. Isso porque pelo que consta, ele foi o primeiro ator a ser aprovado a morar lá em 1930. Houve inclusive protestos, porque outros moradores achavam que um artista podia baixar o nível do local.

15. Após se aposentar das telas, ele passou a morar na Inglaterra, em uma fazenda que tinha em Hampshire.

O ator faleceu em e de fevereiro de 1969, aos 81 anos de idade de pneumonia. Seu corpo foi cremado.

Confira também:

10 Fatos sobre Bela Lugosi

Comente Aqui!