Maude Fealy fez a primeira aparição nos palcos as 3 anos, e aos 25 anos era uma das atrizes mais conhecidas do princípio do cinema. Hoje ela é apenas mais um rosto esquecidos do tempo em que o cinema dava seus primeiros passos.
Nascida em Memphis, Tennessee entre 1881 e 1886 (não há uma precisão quanto a data), era filha de Margaret Fealy, uma atriz relativamente conhecida dos palcos e que conduzia escolas de teatro em todo o país. Maude fez sua primeira aparição no teatro aos 3 anos em uma adaptação de “Fausto e Marguerite” com sua mãe interpretando Marguerite. Dois anos depois voltava interpretando pequenos papéis nas peças East Lynne e Rip Van Winkle .
Na virada do século ela ganhara já certo renome nos palcos quando foi contratada por Augustin Daly por cinco anos. O contrato no entanto, foi cancelado após a morte repentina do empresário. Rapidamente ela se tornou uma estrela, sendo cortejada por todos os grandes dramaturgos da época. Sua presença iluminava os palcos por onde passava, da Broadway e da Europa. Peças como Quo Vadis e Sherlock Holmes ajudaram a formar uma visão do público de que ela era uma atriz formidável.
Um dos amigos que a atriz fez ao longo de sua carreira foi com o diretor Cecil B. DeMille. A amizade teria começado por volta de 1906 e durou toda a vida, com ele tendo deixado em testamento uma cláusula que a beneficiava. Aos 26 anos Maude se casou secretamente com Louis Sherwin, um jovem crítico de teatro Inglês. Sua mãe reprovou totalmente e teria obrigado a filha a ficar longe de seu amado. Enfim cansado da situação, ele foi embora. Maude entrou com pedido de divórcio, alegando abandono, e sustentou que não houvera consumação.
O divórcio saiu em setembro de 1909 e dois meses depois desposava o ator James Durkin. O casamento durou oito anos. O terceiro e último casamento viria em 1920, com o gerente de teatro John Edward Cort Jr.. O casamento foi anulado três anos depois.
A atriz interpretou diversos papéis no teatro entre 1917 e 1930. Durante esse mesmo período, ela atuou em filmes da Laugh e Get Rich , The Buccaneer e Southern Pacific. No início dos anos 1940 Maude voltou a Denver para ensinar teatro e mais tarde mudou-se para Hollywood para abrir um estúdio de teatro. Em 1949 pediu ao diretor George Cukor uma chance no filme Gaslight (1944). A atriz relatava problemas financeiros.
Maude continuou a atuar em filmes por muitos anos e teve papéis em muitos filmes de Cecil DeMille durante a era do som, incluindo The Ten Commandments (1956) . Nesse filme ela também fez uma série de sobreposições de voz que foram dublados por outros atores. Em 1957, retornou a Denver, apresentando-se nos teatros e palestrando em uma faculdade local. A última vez que pisou nos palcos foi 1961.